Na tarde de ontem (12), aconteceu um encontro entre analistas, consultores do Sebrae e empresários dos segmentos de gastronomia e turismo, no Sitio Alegria, em Teresina. Na ocasião foi feita uma apresentação de projeto a ser executado junto a esse público, abrindo a possibilidade de adesão para as empresas interessadas.
O foco do Sebrae no Piauí, que executa diversas ações para micro e pequenas dos setores de comércio, serviços, agronegócio e indústria, é fomentar o desenvolvimento dos empreendimentos, por meio da capacitação e da disseminação de conhecimento técnico em gestão empresarial. Além de Teresina, ações são realizadas também em outros municípios, a exemplo de Campo Maior, Pedro II e Santa Cruz dos Milagres.
“O objetivo é trabalhar os potenciais turísticos, através da qualificação da cadeia que envolve o setor de turismo, a fim de entregar o melhor para o visitante nesse momento de retomada econômica. Daremos atenção especial ao turismo rural, que tem se desenvolvido bastante na nossa região, pois as pessoas passaram a ver as atividades no meio rural como oportunidade de vivenciar experiências novas. Por isso, esse segmento do turismo se mostra como uma excelente oportunidade de negócios”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Ceres Rebelo.
Entres os focos do projeto a ser realizado junto às empresas de gastronomia e turismo estão: fortalecer a identidade turística regional, com foco no meio rural e no processo de inovação das empresas, por meio de soluções tecnológicas, acesso a novos mercados e de produtos sustentáveis; promover a melhoria da qualidade e da gestão dos serviços do destino turístico, com valorização da origem, do produto e de ingredientes regionais; e preparar roteiros turísticos inteligentes e sustentáveis.
“É muito importante ter o apoio do Sebrae. O turismo rural pode se tornar uma fonte de renda extra ou mesmo um negócio exitoso, desde que seja bem planejado. Com essa iniciativa do Sebrae, poderemos fortalecer o turismo em Teresina e assim atrair novos visitantes para a nossa capital”, destacou a proprietária do Sitio Alegria, Teresinha de Jesus Silva.
A superintendente estadual de turismo do Piauí, Carina Câmara, também esteve na reunião. “O governo do Estado quer colaborar com o desenvolvimento do turismo rural. Por isso, nos colocamos à disposição para apoiar o Sebrae e demais parceiros na execução das atividades do projeto”, comentou.
Para a gerente de educação profissional do Senar no Piauí, Márcia Borges, é fundamental que as entidades e as empresas se unam e realizem um trabalho de base e consistente para que todo o setor de turismo no Estado se desenvolva.
Maiores informações sobre esse projeto e demais ações do Sebrae podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona para ligações telefônicas gratuitas e como WhatsApp. Os interessados podem também procurar as Unidades Regionais da instituição, localizadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano.
-
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
