O resultado do edital Catalisa ICT, executado pelo Sebrae, foi divulgado nesta semana. Do Piauí, os planos de inovação Desidratação de Alimentos por Energias Renováveis; Empreendedorismo na Cadeia Produtiva do Coco Babaçu; Mercado de Patentes – Data-driven Science; e Comunicare Apraxia foram aprovados e selecionados. Cada um dos projetos receberá recursos da ordem de R$ 150 mil para serem desenvolvidos nos próximos meses e assim fomentar a inovação no Estado.
Esse edital é voltado para mestres ou doutores titulados, com diplomas reconhecidos no Brasil, bem como mestrandos e doutorandos de instituições brasileiras que querem gerar negócios inovadores a partir de suas pesquisas. O Catalisa ICT tem o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da aproximação entre as universidades e o mercado.
“O Sebrae realizou cursos e consultorias para que os pesquisadores pudessem preparar com maior precisão os planos de inovação que seriam inscritos no edital. Os mestres e doutores piauienses tem ideias e projetos bastante inovadores e o papel do Sebrae é apoiar esses profissionais e disseminar a inovação tanto nas universidades quanto nas empresas. A parceria entre universidade, pesquisadores e empresas é um caminho para alavancar a economia e promover avanços sociais”, comenta o analista do Sebrae no Piauí, Anderson Soares.
COMO FUNCIONA O CATALISA ICT?
O Catalisa é uma jornada de aproximadamente três anos, dividida em quatro etapas para apoiar os pesquisadores desde a preparação até a criação de empresas de base tecnológica, de modo que eles consigam ter sucesso e escalabilidade. Além de gerar novos negócios, a iniciativa também pretende contribuir para a transferência de tecnologia para as micro e pequenas empresas brasileiras.
Na primeira etapa “Mobilizar e Despertar para Empreender” foram realizados workshops virtuais e aberta a chamada pública para seleção dos projetos. Na segunda etapa, denominada Aprender e Estruturar”, os pesquisadores participaram de capacitação online gratuita sobre uma atitude empreendedora, gestão de inovação e modelos de negócios, além de terem tido acesso a conhecimentos na área de prospecção tecnológica e a mentorias com profissionais de mercado.
A próxima etapa, denominada Desenvolver e Testar, é o momento em que os pesquisadores recebem fomento para pesquisa por até 12 meses, com foco na criação e formalização de uma micro ou pequena empresa de base tecnológica. É nessa fase que entra o aporte financeiro de até R$ 150 mil para cada projeto.
Depois da etapa de criação das novas empresas, será lançado um terceiro edital para seleção de pequenos negócios inovadores, a partir de projetos de PD&I. Por fim, os selecionados participarão da quarta etapa, “Inovar e Escalar”, quando terão a oportunidade de ter contato com investidores e de se aproximar de empresas e potenciais parceiros.
O Programa Catalisa ICT é uma iniciativa do Sebrae que conta com a colaboração de parceiros relevantes do ecossistema de inovação do país, como State, Confap, Anprotec, INPI, CNPq, Fortec e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
