Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PI 20/07/22 às 17:54
Compartilhe

Ecossistema de inovação é tema de workshop do Sebrae em Teresina

Por Misael Martins
ASN PI 20/07/22 às 17:54
Compartilhe

O Workshop do Ecossistema de Inovação em Teresina aconteceu na manhã de hoje (20), na sede do Sebrae na capital. O evento reuniu empreendedores, representantes da prefeitura e do governo estadual e profissionais de instituições acadêmicas e de ciência, tecnologia e inovação.

“O Sebrae estimula a inovação e tem investido fortemente nessa área. Nós acreditamos que a inovação é fator fundamental para o desenvolvimento econômico regional e para a geração de emprego e renda. O workshop é uma forma de analisarmos como está esse ecossistema e discutir as principais ações e estratégias que serão aplicadas para o avanço do setor no Estado”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Delano Rocha, diretor técnico do Sebrae no Piauí

A programação do workshop envolveu a apresentação do estudo de identificação das vocações econômicas, do potencial tecnológico e de atores estratégicos do ecossistema de inovação. Em um segundo momento do evento, foram formados grupos de trabalhos para analisar e validar o nível de maturidade de inovação dos segmentos econômicos.

Entre os setores que se destacaram no mapeamento de Teresina estão: atividades de atenção à saúde humana; fabricação de produtos alimentícios e produtos de minerais não metálicos; confecção de artigos do vestuário e acessórios; telecomunicações; agricultura, pecuária e serviços relacionados; fabricação de produtos do metal, exceto máquinas e equipamentos; e produção de móveis.

Samuel Moraes, gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí

“O Piauí tem se destacado na área de inovação, mas podemos avançar mais. A proposta é elaborar um plano de ação coletivo para ser aplicado no ecossistema de forma efetiva”, comenta o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.

O ecossistema de inovação se caracteriza por um conjunto de relações complexas, que se formam entre os atores ou entidades que podem contribuir para o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

“É importante que todos os atores do ecossistema se apropriem dessas informações para traçarmos um plano de ação efetivo e integrado. Com a identificação das vocações econômicas e do potencial tecnológico podemos fazer os investimentos direcionados e que gerem resultados positivos”, destaca José Bringel, presidente do Centro Unificado de Inovação Aplicada (Cuia/ICT), empresa contratada pelo Sebrae para realizar o mapeamento.

A empreendedora Neide Dias

Para a empreendedora Neide Dias, da startup Terapia Continuada, o workshop colabora para o crescimento das startups. “Esse evento é uma oportunidade de receber informações e conhecimentos sobre tecnologia e inovação para desenvolvermos nossas startups. Sempre participo das iniciativas do Sebrae e parabenizo a instituição por esse trabalho”, destaca Neide Dias.

Mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae no Piauí podem ser obtidas na Unidade de Inovação da instituição, localizada em Teresina, na Avenida Campos Sales, nº 1046 – Centro ou nas Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus.

 

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas