ASN PI
Compartilhe

Sebrae promove evento de encerramento dos editais Startup Nordeste Piauí e Inova Cerrado

Ação destacou o avanço das startups beneficiadas nesses programas, que contam com a parceria da Fapepi
Por Misael Martins
ASN PI
Compartilhe

Com o objetivo de reforçar o papel do Sebrae e da Fapepi no fomento à inovação e celebrar os resultados alcançados pelas startups beneficiadas nos editais Startup Nordeste Piauí e Inova Cerrado, foi realizado ontem (03) um evento de encerramento em Teresina.

“Foi um momento de celebrar a finalização dos ciclos de aceleração e reconhecer as startups bolsistas, além de promover conexões estratégicas entre empreendedores, mentores, gestores e investidores”, destacou o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fapepi, Eliciana Vieira, o evento foi um momento de celebração e alegria. “Aqui foram apresentados resultados, aprendizados e realizadas conexões importantes. Prosseguiremos avançando, unindo inovação, ciência e tecnologia para fomentar o desenvolvimento”, ressaltou.

Na parte da manhã aconteceu o Painel: “Catalisa Gov: Pontes de Inovação entre GovTechs e o Setor Público”. O Catalisa Gov é um programa do Sebrae cujo objetivo é criar conexões entre negócios inovadores e governo, fortalecendo a transformação digital no setor público e ampliando o impacto das soluções desenvolvidas.

À tarde aconteceu o Painel: “Investimento na Prática”, com representantes das aceleradoras Ventiur Smart Capital e Troposlab. Foram apresentadas oportunidades reais de investimento para startups aceleradas, além de caminhos práticos para captar recursos, estruturar propostas, dialogar com investidores e preparar o negócio para rodadas futuras.

Além disso, as startups programa fizeram pitchs (apresentações) de seus serviços e soluções.

SEBRAE STARTUPS REPORT PIAUÍ 2025

Durante o evento, também foi lançado o Sebrae Startups Report Piauí 2025, um estudo inédito produzido pelo Observatório Sebrae Startups, reunindo dados, análises e insights sobre o ecossistema de inovação do Estado. O material apresenta um panorama atualizado sobre startups piauienses, tendências, desafios, oportunidades e indicadores essenciais para apoiar decisões de empreendedores, investidores e instituições.

No estudo, foram mapeadas 634 startups no Estado, sendo 423 em Teresina. O modelo de receita Assinatura (SaaS) é o mais utilizado pelas startups representando 38.2%. Software lidera como principal produto (46.2%) e o modelo de negócio principal é B2B com 38.8%. Saúde e Bem-Estar (16.1%), Tecnologia da Informação (15.5%) e Educação (13,1%) são os principais segmentos, refletindo a demanda por soluções tecnológicas em serviços essenciais. As tecnologias mais utilizadas pelas startups são Inteligência Artificial (IA), com 41.2%, e as APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), com 37%.

OS EDITAIS

O Startup Nordeste Piauí visa impulsionar negócios inovadores na região. O programa oferece capacitações intensivas, mentorias especializadas, conexões estratégicas e apoio financeiro. Ao todo, foram investidos R$ 3,9 milhões para a aceleração de 100 startups.

Para Erick Marcelo, da startup Emooe, participar das ações do Sebrae é transformador. “Durante o Startup Nordeste entendemos como evoluir e identificamos a nossa expertise. Demos um grande salto. Passamos da fase de validação para tração, depois aceleração e a perspectiva é ir além”, comentou.

O Inova Cerrado Tração integra o programa Inova Biomas, iniciativa voltada à bioeconomia e à inovação sustentável. O módulo Tração é direcionado a startups que já possuem operação e desejam expandir mercado, ganhar escala e aprimorar seus modelos de negócios. As startups receberam mentorias e apoio financeiro. No Piauí, foram investidos recursos da ordem de R$ 780 mil, beneficiando 20 startups.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi