ASN PI Atualização
Compartilhe

Programa do Sebrae melhora a produtividade nas micro e pequenas empresas no Piauí

Pequenos negócios piauienses tiveram aumento de faturamento de 13,2% por meio do ALI Produtividade
Por Misael Martins
ASN PI Atualização
Compartilhe

Os donos de micro e pequenas empresas que querem inovar e promover melhorias da gestão, com foco em produtividade, aumento no faturamento e redução dos custos contam com o programa Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade, do Brasil Mais Produtivo.

De acordo com levantamento dos resultados do programa, o Piauí tem sido destaque. Durante o segundo ciclo de 2023 do ALI Produtividade, os pequenos negócios piauienses tiveram um aumento de faturamento de 13,2%, fazendo com que o Piauí ocupasse o 3º lugar, em comparação aos outros Estados. A média de aumento de faturamento nacional foi de 9,5%. No que se refere ao indicador de produtividade, o Piauí alcançou um aumento de produtividade de 24,9%. Vale destacar que a meta estabelecida era de 15%.

“Estamos felizes com os resultados alcançados, que evidenciam o impacto positivo do programa no desenvolvimento econômico do Estado. Continuamos empenhados em aprimorar nossas estratégias para manter o crescimento e superar as metas estabelecidas”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Ana Beatriz Costa.

Iara Machado, ao lado da mãe

Iara Machado, da empresa Val Doces, localizada em Parnaíba, destaca que implementou melhorias no empreendimento, após o atendimento do ALI.

“Sou grata ao Sebrae pelo acompanhamento que tive com o ALI e por poder participar de diversas capacitações. Aprendi várias estratégias, como uso de checklists, uso de inteligência artificial e outras ferramentas. Por meio dessas ações, obtivemos melhorias na produção, diminuímos o retrabalho e a perda de insumos e ainda otimizamos nosso tempo. Como consequência, aumentos o faturamento”, ressaltou Iara.

Para Malon Monte, da empresa Fãs do Açaí, o programa foi importante para perceber onde poderia inovar. “Por meio do programa ALI aprendi bastante e ampliei minha rede de contatos. Essa ação é muito importante porque nos ajuda a perceber o que podemos melhorar na empresa”, destaca.

Ainda de acordo com Malon, a empresa não tinha indicadores precisos. “Após o atendimento do ALI, criamos uma pesquisa de satisfação pós-venda, visando ter números concretos e implementar possíveis melhorias. Hoje já colhemos os frutos e estamos muito felizes de ter participado do programa”, acrescenta.

ALI PRODUTIVIDADE

O atendimento às empresas é feito por um Agente Local de Inovação, especialista capacitado pelo Sebrae para levar orientações individualizadas e sob medida para as empresas, visando a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto. O atendimento é contínuo, presencial e gratuito.

Na modalidade ALI Produtividade, a empresa é conduzida por uma jornada para inovar, buscando maior faturamento ou redução de custos. A jornada segue o seguinte fluxo: Mapeamento de Desafios – Busca de Soluções – Medição de Indicadores – Teste da Solução – Implantação da Solução – Avaliação da Jornada e dos Resultados.

Mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae no Piauí podem ser obtidas no portal www.pi.sebrae.com.br, nos canais digitais do Sebrae no Piauí, na Central de Relacionamento 0800 570 0800, e nas Unidades Regionais do Sebrae, localizadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/

-