Reconhecer os casos de sucesso de inovação das empresas, dos ecossistemas de inovação e de pesquisadores que atuam no Brasil. Esse é o objetivo do Prêmio Nacional de Inovação (PNI). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 21 deste mês no endereço eletrônico https://www.premiodeinovacao.com.br/.
“Essa premiação reforça o papel fundamental da inovação na produtividade e competitividade dos negócios, na sociedade e no desenvolvimento do Brasil”, comenta o analista do Sebrae no Piauí, Helder Freitas. Vale destacar que todos os inscritos recebem um relatório detalhado com feedback sobre seus projetos.
A edição 2025 do PNI é dividida em cinco categorias: Descarbonização, Recursos Renováveis, Inteligência Artificial para Produtividade, Digitalização de Negócios e Inovações Lei do Bem (instrumento que estimula investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico).
A metodologia de avaliação do prêmio mudou nesta edição. Os projetos de inovação serão avaliados pela efetividade no mercado, com base em resultados mensuráveis e impacto positivo na sociedade.
Na primeira etapa, os candidatos passarão por análise de um comitê de especialistas, responsável pela seleção de finalistas do prêmio. A fase final será decidida por voto popular dos participantes credenciados durante o 11º Congresso de Inovação da Indústria, que ocorrerá em São Paulo, em março de 2026.
PREMIAÇÃO
Além de certificados e do troféu, os finalistas vão receber ampla divulgação em mídia e participar do 11º Congresso de Inovação da Indústria. Os ganhadores também participarão de uma imersão em ecossistemas de inovação internacional a ser personalizada para o grupo.
O PNI é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).
Nas últimas oito edições, o PNI contabilizou 16,5 mil inscritos e 113 laureados, das cinco regiões do país.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

