ASN PI Atualização
Compartilhe

Pequenos produtores tem aumento de 20% no faturamento com programa do Sebrae

ALI Rural fomenta a inovação e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos do campo
Por Misael Martins
ASN PI Atualização
Compartilhe

Pequenos produtores rurais, que buscam inovar em seus empreendimentos, podem se inscrever gratuitamente no programa ALI Rural, executado pelo Sebrae no Piauí. A metodologia oferece a visão macro do negócio, com diagnóstico e soluções inovadoras relacionadas à venda, melhoria de processos produtivos, produtos, redução de custos e controles gerenciais, entre outros benefícios.

“O programa conta com encontros presenciais, apresentações e capacitações voltadas à inovação na prática. Pretende-se, de acordo com a maturidade de cada negócio, inserir conceitos e iniciativas inovadoras, que impactem toda a cadeia de valor do ecossistema rural e contribuam para o desenvolvimento local”, destaca o analista do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Durante oito meses, os Agentes Locais de Inovação (ALI) fazem o acompanhamento gratuito das propriedades. Inicialmente é aplicado um diagnóstico para identificar os potenciais e os gargalos de inovação. Em seguida, esses profissionais trabalham os desafios do produtor rural e planejam ações que podem ser aplicadas durante a jornada.

“O ALI Rural contribui para a transformação dos pequenos negócios rurais, o que eleva o nível de produtividade e competividade, com geração de renda e novas oportunidades de negócios”, acrescenta Holanda.

Atualmente, em todo o país, são 416 ALI Rurais fazendo o acompanhamento de produtores No Piauí, nos últimos dois ciclos do programa, foram atendidos mais de 200 negócios do campo. A média de aumento de faturamento dessas empresas foi de quase 20%.

Para Daniele Nascimento, da Dany Pescados, empreendimento localizado no município de Ilha Grande, no norte do Piauí, o programa foi importante para melhorar a gestão do negócio. “Aprendi muito sobre como administrar minha empresa. Tive acesso à informações para inovar. O apoio do Sebrae foi fundamental para o meu empreendimento. Sempre indico a instituição para outros empreendedores”, comenta.

O produtor Teodoro Fontenele, da Laticínios Sorriso, situada em Luís Correia, também destaca o Sebrae como instituição importante para o desenvolvimento dos pequenos negócios. “Com o apoio do Sebrae já participei de feiras que contribuem para ampliar o mercado. Também já recebi consultorias e capacitações para aperfeiçoar a gestão do empreendimento”, salienta.

Para participar do ALI Rural, o produtor deve procurar as Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Picos ou Bom Jesus. Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento 0800 570 0800, que funciona tanto para ligações telefônicas gratuitas como para mensagens de Whatsapp.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/