Promover a inovação e melhorias na gestão, com foco em produtividade, aumento do faturamento e redução dos custos para os pequenos negócios. Esse é o objetivo do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Produtividade, uma das modalidades do Brasil Mais Produtivo.
As empresas do Piauí são destaque no programa. De acordo com dados do Sebrae, no primeiro ciclo deste ano, os negócios piauienses atendidos pelo ALI tiveram aumento de produtividade de mais de 30%, colocando o Piauí em primeiro lugar entre os Estados da região Nordeste. No que se refere ao faturamento, os pequenos negócios do Piauí tiveram aumento de mais de 13%, conquistando o segundo lugar no ranking da região.
Em nível nacional, os pequenos negócios piauienses ficaram em oitavo lugar, em relação ao aumento de faturamento e de produtividade.
“Os resultados mostram que os empresários estão engajados e empenhados em inovar, aumentar a produtividade e o faturamento. O Sebrae no Piauí atua constantemente para fortalecer os pequenos negócios promovendo capacitações, consultorias, eventos e diversas atividades que contribuem para transformar os negócios piauienses”, ressaltou o analista do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

De acordo com Bruno Almeida, da empresa de projetos agropecuários Savana, sediada em Bom Jesus, o ALI Produtividade contribuiu para que melhorias fossem implantadas no empreendimento. “Com o apoio do Sebrae, identificamos necessidades da empresa, foram propostas melhorias e aprendemos ainda mais sobre gestão financeira. A consultoria financeira que recebemos ajudou na organização de custos e fluxo de caixa”, destacou.
Ainda de acordo com Bruno, por meio do programa, ele pôde aprender mais sobre marketing digital. “Notamos um aumento significativo nas visualizações do Instagram da empresa após participarmos de capacitações sobre marketing digital. Ter o Sebrae como parceiro é muito importante, por isso pretendo participar de novos programas da instituição”, completou.

Tamiris Teixeira, da empresa Romana Móveis Planejados, também é atendida pelo ALI Produtividade. “Com o programa passei a compreender como liderar de forma mais consistente. Também melhorei a área financeira, comecei a separar certinho os custos fixos e variáveis, fazer controle mesmo. Hoje a empresa está mais organizada e a produtividade aumentou bastante”, declarou.
ALI PRODUTIVIDADE
Na modalidade ALI Produtividade, a empresa é conduzida por uma jornada de inovação, com foco em aumento de faturamento e/ou redução de custos. A jornada segue o seguinte fluxo: Mapeamento de Desafios – Busca de Soluções – Medição de Indicadores – Teste da Solução – Implantação da Solução – Avaliação da Jornada e dos Resultados.
O atendimento, que é contínuo, presencial e gratuito, é feito por um Agente Local de Inovação (ALI), capacitado pelo Sebrae para levar orientações personalizadas e sob medida para os empreendimentos, visando a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi
