O Brasil Mais Produtivo é um programa do Sebrae focado em inovação para aumentar a produtividade, promover a transformação digital e melhorar os resultados das micro e pequenas empresas. Em agosto, terá início um novo ciclo do programa no Piauí, que é dividido em duas frentes: Jornada de Produtividade e Jornada de Transformação Digital. As vagas são limitadas e as inscrições estão disponíveis no endereço eletrônico www.sebrae.com.br/brasilmaisprodutivo.
Entre os benefícios do programa, totalmente gratuito, estão: promoção de melhorias rápidas e de alto impacto; redução de custos; inovação de processos; aumento de faturamento; aperfeiçoamento da gestão de recursos; digitalização; impulsionamento da competitividade; consultorias personalizadas com agentes qualificados; e acompanhamento técnico gratuito de Agentes Locais de Inovação (ALI).
“O Brasil Mais é um pacote de soluções de inovação completo para empresas que querem ser mais produtivas e alcançar melhores resultados, gastando menos e faturando mais. A empresa pode optar por uma das frentes do programa, compostas por jornadas de nove etapas, divididas em seis reuniões individuais e três oficinas coletivas, realizadas ao longo de até seis meses. As etapas das jornadas são todas gratuitas, 100% subsidiadas pelo Sebrae”, pontua o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Piauí, Samuel Moraes.
QUEM PODE PARTICIPAR DO BRASIL MAIS PRODUTIVO
Para participar do Brasil Mais Produtivo a empresa precisa estar enquadrada como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) e atuar nos setores de Comércio, Indústria ou Serviços.
A empresa deve ainda estar localizada nas cidades onde o Sebrae no Piauí possui Unidades Regionais (Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano) ou em municípios distantes até 100 quilômetros de distância destas unidades.
AS FRENTES DO BRASIL MAIS PRODUTIVO
Na frente de Produtividade, a empresa é conduzida por uma jornada para inovar, buscando maior faturamento ou redução de custos. A jornada segue o seguinte fluxo: Mapeamento de Desafios – Busca de Soluções – Medição de Indicadores – Teste da Solução – Implantação da Solução – Avaliação da Jornada e dos Resultados.
Na frente Transformação Digital, a jornada tem como foco a implantação de uma ferramenta digital para otimizar ainda mais os processos na empresa. Nessa frente, a empresa recebe ainda subsídio de até R$ 2 mil para contratar a ferramenta escolhida. Caso o valor da ferramenta ultrapasse R$ 2 mil, a diferença deve ser arcada pela empresa. Nessa frente, o fluxo começa com o mapeamento dos desafios e oportunidades de melhoria, seguido da busca por ferramentas digitais, medição de indicadores, escolha da tecnologia e implantação da solução, encerrando com a avaliação da jornada e dos resultados.
Nas duas frentes, a empresa será acompanhada por até seis meses por um Agente Local de Inovação (ALI). O ALI é um especialista capacitado pelo Sebrae para levar orientações individualizadas e sob medida para as empresas, visando a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto. O atendimento é contínuo, presencial e gratuito.
A empresa pode participar das duas frentes, mas é necessário escolher uma jornada para seguir primeiro. Somente após finalizada a jornada escolhida, pode participar da outra frente.
O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC) e gerido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com execução do Sebrae e do Senai, que são as instituições que realizam os atendimentos aos empresários.
-
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi