ASN PI
Compartilhe

ALI Produtividade contribui para o avanço das micro e pequenas empresas no Piauí

Sebrae lança novo ciclo do programa, que já está com inscrições abertas
Por Misael Martins
ASN PI
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o programa ALI Produtividade, iniciativa do Sebrae, cujo objetivo é elevar a produtividade das micro e pequenas empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em seus processos, produtos e serviços. Os empresários podem se inscrever, até o dia 27 de fevereiro, no endereço eletrônico https://sebrae.com.br/brasilmaisprodutivo.

Para participar do ALI Produtividade, o empreendimento precisa se enquadrar nos seguintes critérios: ser micro ou pequena empresa (MPE), formalizada nos setores da indústria, comércio ou serviços e ter pelo menos 12 meses de operação, a contar da data de abertura do CNPJ.

A empresária Francisca Mendes, da BN Balcões, participou do programa ALI e destaca as melhorias em sua empresa. “Já vínhamos com uma parceria com o Sebrae na área de produção. Com a chegada do ALI, identificamos que poderíamos implementar melhorias. O ALI é muito importante pois nos mostra como ver fora da caixa e que com soluções simples a empresa pode crescer. A BN Balcões é outra depois do Sebrae. Foi um verdadeiro divisor de água. Somos apaixonados pela transformação que o Sebrae trouxe para a empresa”, ressalta a empresária.

Entre os benefícios do programa estão diagnóstico do perfil de inovação da empresa; encontros individuais e personalizados; mapeamento e priorização de desafios; implementação de soluções inovadoras; acompanhamento e monitoramento dos resultados; melhoria da gestão; aumento da produtividade e fortalecimento da competitividade.

O trabalho é realizado pelo Agente Local de Inovação. Os ALIs são especialistas que chegam até a empresa, in loco, levando orientações sob medida e acompanhamento contínuo para apoiar a implantação de práticas sustentáveis e tecnológicas de mercado, visando a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto.

Em 2025, foram atendidas quase 600 empresas em 40 municípios, de norte a sul do Estado. Os principais segmentos atendidos pelo programa foram casa e construção, alimentos e bebidas, e moda.

O ALI Produtividade é uma das ações do Sebrae dentro do Brasil Mais Produtivo, programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contando com apoio de entidades como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento Sebrae, 0800 570 0800, que funciona para ligações gratuitas e também como Whatsapp. Os interessados também podem se dirigir às Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus, e às Agências de Atendimento do Sebrae em Raimundo Nonato e Corrente.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi