Começa quinta-feira (21) a Feira dos Municípios 2023. No evento, que segue até domingo (24) no Centro de Convenções de Teresina, o Sebrae terá um estande de 50 m², onde será apresentado o Programa Cidade Empreendedora e seus 10 eixos de atuação.
O Cidade Empreendedora visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial dos municípios piauienses.
“A Feira dos Municípios é uma grande vitrine das potencialidades e riquezas do Piauí. É um momento de troca de experiências, novas vivências, conhecimento, qualificação e intercâmbio cultural entre gestores dos 224 municípios, de norte a sul do Estado. Vemos o evento como uma excelente oportunidade para divulgar o Cidade Empreendedora, incentivando que mais municípios invistam nesse programa e possam se desenvolver de forma cada vez mais competitiva e sustentável”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
Ainda segundo Júlio César Filho, além da integração entre gestores municipais, a feira é um espaço para conexão com empresas e instituições. “É um ambiente propício para networking e para o estabelecimento de parcerias, que podem contribuir para o avanço dos nossos municípios”, acrescenta o diretor do Sebrae.
O Sebrae também realizará, como parte da programação do evento, a palestra Ações do Sebrae Para Fortalecer a Gestão Municipal e Melhorar os Negócios dos Empreendedores. A palestra – que ocorrerá sábado (23), às 18h40, no palco do Teatro do Centro de Convenções – será ministrada pelo gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.
“O Sebrae é um grande parceiro dos municípios. Na palestra, abordarei os programas e ações que temos disponíveis para as prefeituras municipais, que podem favorecer o desenvolvimento local, como é o caso da Sala do Empreendedor. Mostraremos exemplos de salas que são referência no Estado e que contribuíram para a melhoria do ambiente de negócios para os empreendedores. Falaremos também sobre o Programa Cidade Empreendedora e sobre o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora”, afirma Helder Freitas.
A Feira dos Municípios é uma realização da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Kalor Produções, com o apoio do Sebrae, Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, G3 Telecom, Amstel e Gráfica GSJ. O evento conta ainda com patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, Fecomércio, Senar, Fiepi, Sesi, Senai, Codevasf, Smirnoff e Oasis Distribuidora.
OS EIXOS DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA
Os 10 eixos trabalhados no Programa Cidade Empreendedora são: Gestão Pública, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, e Inovação e Sustentabilidade.
Gestão Pública: Apoiar os gestores públicos na elaboração do plano de desenvolvimento econômico do município, incluindo soluções que considerem as vocações de cada território.
Lideranças Locais: Identificar e estimular o diálogo entre lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor, construindo uma rede de relacionamentos convergente ao desenvolvimento.
Desburocratização: Implementar ações para reduzir a burocracia e otimizar o tempo de abertura e regularização das atividades econômicas.
Sala do Empreendedor: Estruturar espaço físico para oferta de serviços de abertura, alteração e baixa de empresas, bem como para capacitação dos empreendedores.
Compras Governamentais: Apoiar o município na adequação de seus processos licitatórios para compras públicas de produtos e serviços locais e preparar os pequenos negócios para fornecerem para o poder público.
Empreendedorismo na Escola: Disseminar a cultura empreendedora nas escolas públicas municipais, qualificando os jovens e crianças para o trabalho.
Inclusão Produtiva: Oportunizar o acesso ao mercado, por meio do empreendedorismo, de cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Marketing Territorial e Setores Econômicos: Estimular ações para desenvolver setores econômicos estratégicos para os municípios.
Cooperativismo e Crédito: Ampliar as oportunidades de crédito para os pequenos negócios.
Inovação e Sustentabilidade: Promover a modernização, digitalização, aumento da eficiência de serviços e adequação à legislação ambiental
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/