Diante da dificuldade de obter crédito junto às instituições financeiras, os pequenos negócios estão recorrendo cada vez mais ao cartão de crédito para conseguir financiamento. É o que mostra a 10ª edição da pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, realizada pelo Sebrae.
O levantamento revela que 31% dos pequenos negócios do Piauí buscaram financiamento nos últimos seis meses, porcentagem bastante superior à média nacional, que foi de apenas 16%. Dos que solicitaram empréstimos junto às instituições financeiras, 54% tiveram o pedido negado.
Outro dado que consta no estudo é quanto às formas de financiamento utilizadas. O cartão de crédito foi a modalidade citada pela maioria dos entrevistados (40%). Em segundo lugar, com 20%, ficou pagamento de fornecedores a prazo, seguido, com a mesma porcentagem (7%), de cheque especial, dinheiros de amigos e parentes e empréstimo em bancos privados, chegando a empréstimo em bancos oficiais (4%).
“Por esse estudo, vemos que o acesso ao crédito junto às instituições financeiras ainda é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos pequenos negócios, que muitas vezes precisam recorrer a formas de financiamento com juros elevados, como é o caso dos cartões de crédito. As altas taxas podem afetar a saúde financeira da empresa, comprometendo a competitividade e a sustentabilidade no mercado. O Sebrae está atento a esse cenário, atuando sempre em busca de alternativas para facilitar o dia a dia desses empreendimentos tão importantes para a economia do país e do Piauí”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
Entre as maiores dificuldades apontadas por quem tentou obter crédito junto às instituições financeiras estão taxa de juros alto (25%), falta de garantias reais (17%), falta de documentação contábil exigida (13%), falta de avalistas/fiadores (12%) e falta de documentação fiscal exigida (11%).
O levantamento traz ainda dados sobre a finalidade do empréstimo. A maioria dos pequenos negócios do Piauí (36%) buscou financiamento para capital de giro ou para compra de mercadorias para revenda. A reforma/ampliação do negócio foi citada como finalidade por 31% dos entrevistados e a compra de máquinas e equipamentos por 27%.
Para facilitar o acesso ao crédito, os entrevistados citaram, entre outras alternativas, a redução de juros (53%), redução da burocracia (24%) e redução das taxas e impostos (17%).
A pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil 2023” coletou, em todo o país, 6.237 entrevistas por telefone no período de 01 a 30 de junho de 2023. No Piauí foram 223 entrevistados, entre Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de micro e pequenas empresas dos setores de Comércio, Serviços e Indústria.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/