O Congresso das Cidades 2025 foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (18), no Teresina Shopping, reunindo prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras, gestores públicos, agentes de desenvolvimento, lideranças do setor produtivo e representantes de instituições parceiras para debater soluções inovadoras para os municípios piauienses.
Entre os presentes estavam o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles; o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho; o presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho; o presidente da APPM e prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra; o vice- presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Agrimar Rodrigues; o senador Marcelo Castro e a senadora Jussara Lima; os deputados federais Merlong Solano, Júlio César Lima e Castro Neto; entre outras autoridades de todas as regiões do Estado.
Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, destacou o papel da instituição no apoio ao desenvolvimento territorial, com ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios, estímulo ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade nas gestões municipais. Ele apresentou os principais resultados das iniciativas implementadas em parceria com prefeituras, como o programa Cidade Empreendedora, o ProCatadores, o incentivo às compras públicas e a modernização dos serviços prestados pelas Salas do Empreendedor em mais de 130 municípios.
“O Sebrae tem atuado intensamente nos municípios piauienses. São mais de R$ 6,5 milhões investidos este ano, com impacto direto no desenvolvimento local e na melhoria do ambiente de negócios. Nosso compromisso é seguir unindo esforços com os municípios, apoiando boas práticas e projetos transformadores”, enfatizou Júlio César Filho.
Na ocasião, também foi anunciado o lançamento oficial da edição 2025 do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece projetos inovadores e de alto impacto realizados por administrações municipais em benefício dos pequenos negócios e do desenvolvimento local.
O presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, destacou o propósito do evento e a trajetória do Congresso desde a sua primeira edição.
“O Congresso das Cidades foi imaginado exatamente com esse propósito: o de discutir sobre cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis. A primeira edição foi realizada em 2017. Chegamos até aqui, na quarta versão, com uma marca de valor — literalmente, com a marca registrada do Grupo Cidade Verde — que fortalece a boa imagem do Piauí. Quando vemos o conteúdo sendo debatido e compartilhado, temos a certeza de que estamos cumprindo a nossa missão de contribuir para projetar essa imagem positiva do nosso estado. Muito obrigado a todos os parceiros e participantes”, pontuou.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, ressaltou que o evento reúne gestores que querem transformar a realidade dos municípios.
“Os prefeitos estão empenhados em fazer mais pelos municípios. A palavra de ordem é gestão. O Congresso possibilita o acesso a inovação e a capacitação para transformamos nosso Estado de forma ainda mais veloz”, comentou o governador.
Para o presidente da APPM, Admaelton Bezerra, o Congresso das Cidades contribui para a disseminação de conhecimentos e de experiências de sucesso, que fortalecem a atuação dos gestores municipais.
“Este congresso é um espaço de debate, aprendizado e cooperação entre os municípios e gestores municipais. Discutir cidades sustentáveis, é falar de desenvolvimento econômico aliado ao respeito ao meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida das pessoas”, salientou Admaelton.
SEBRAE NO CONGRESSO DAS CIDADES
Na Mostra Sebrae, no Congresso das Cidades, são apresentados programas e projetos da instituição que visam melhorar o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento territorial.
Entre esses programas e projetos estão o Cidade Empreendedora, voltado para o desenvolvimento local; além iniciativas voltadas para a inovação na gestão pública como o Catalisa.Gov e a metodologia “Ativa”.
Outro programa de destaque na Mostra Sebrae é o Pró-Catadores, que tem como foco a inclusão produtiva de catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos nos municípios.
Ainda como parte das ações do Sebrae no evento, palestrantes de renome nacional compartilham conhecimento com o público.
Hoje (18), o especialista em Cidades Inteligentes, Aluysio Fonseca, proferiu a palestra Cidades Inteligentes nos Municípios Piauienses: O Futuro é Local e o Desafio é Global. Breno Masi, VP do Ifood e founder das plataformas PK.XD e Playkids, falou sobre Inovação, Tecnologia e Cidades Inteligentes, encerrando o primeiro dia do evento.
O diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Ronaldo Lemos, abordará o tema Inovação na Gestão Pública Municipal. Economia e Cenários Econômicos para a Gestão Pública Municipal será o tema da palestra de Samy Dana, economista, PhD em Finanças e head de conteúdo da EasyInvest.
O Sebrae realiza ainda painéis com os seguintes temas: Cidades Inteligentes e Negócios Sustentáveis; Resíduos Sólidos como Motor da Economia Circular em Cidades Sustentáveis; Governar com Eficiência e Promover o Desenvolvimento Local; Turismo e Políticas Públicas: Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento dos Municípios; Gestão Pública Transformadora para Cidades Inteligentes.
O Congresso das Cidades é uma realização da TV Cidade Cidade Verde em parceria com o Sebrae no Piauí, com patrocínio da Jelta Fiat, Governo do Piauí, Caixa, Banco do Nordeste, Governo Federal e Águas de Teresina. O evento conta ainda com apoio da APPM, Teresina Shopping, TCE Piauí, Fiepi e CAU Piauí.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/