O Congresso das Cidades acontecerá de 18 a 20 de agosto, no Teresina Shopping. Com o tema Cidades Inteligentes e Sustentáveis, o evento, que está na quarta edição, reunirá gestores e lideranças municipais e estaduais de todo o Piauí.
O Sebrae no Piauí levará muita informação e conhecimento para o evento, discutindo o papel dos municípios diante dos desafios ambientais, econômicos e sociais, com ênfase na inovação e na digitalização dos serviços públicos.
“O Congresso das Cidades é uma iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão municipal. Durante os três dias de evento, os visitantes poderão participar de painéis, palestras e oficinas, além de conhecer experiências, propostas, oportunidades e soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento regional”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho.
Palestrantes de renome nacional compartilharão conhecimentos com o público. O especialista em Cidades Inteligentes, Aluysio Fonseca, fará a palestra Cidades Inteligentes nos Municípios Piauienses: O Futuro é Local e o Desafio é Global. Breno Masi, VP do Ifood e founder das plataformas PK.XD e Playkids, falará sobre Inovação, Tecnologia e Cidades Inteligentes. O diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Ronaldo Lemos, abordará o tema Inovação na Gestão Pública Municipal. Economia e Cenários Econômicos para a Gestão Pública Municipal será o tema da palestra de Samy Dana, economista, PhD em Finanças e head de conteúdo da EasyInvest.
O Sebrae realizará mais de 15 palestras em painéis com os seguintes temas: Cidades Inteligentes e Negócios Sustentáveis; Resíduos Sólidos como Motor da Economia Circular em Cidades Sustentáveis; Governar com Eficiência e Promover o Desenvolvimento Local; Turismo e Políticas Públicas: Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento dos Municípios; Gestão Pública Transformadora para Cidades Inteligentes.
AÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SEBRAE NO CONGRESSO
No Congresso das Cidades, por meio da Mostra Sebrae, serão apresentados programas e projetos da instituição que visam melhorar o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento territorial.
Entre esses programas está o Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae em 60 municípios do Piauí. O programa promove a transformação das cidades, por meio de estratégias para direcionar, acelerar e sustentar o processo de crescimento socioeconômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.
O Cidade Empreendedora trabalha os eixos Gestão Municipal; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais e Acesso a Crédito; Empreendedorismo nas Escolas; Inclusão Socioprodutiva; Vocações Locais e Mercado; Inovação; e Sustentabilidade e Resiliência Climática.
Ainda no Congresso das Cidades, será apresentado o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece, valoriza e difunde iniciativas inovadoras, da administração pública municipal, que tenham contribuído para a melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento socioterritorial dos municípios brasileiros.
Outro programa de destaque na Mostra Sebrae, será o Pró-Catadores, que tem como foco a inclusão produtiva de catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos nos municípios. Por meio de parceria com prefeituras, cooperativas e órgãos ambientais, o Sebrae oferece consultorias técnicas, capacitações e estratégias de estímulo e fomento à economia circular.
INOVAÇÃO E GESTÃO MUNICIPAL
O Catalisa.Gov – uma estratégia do Sebrae para impulsionar a inovação aberta no setor público brasileiro – também será apresentado na Mostra Sebrae. Ao facilitar as compras públicas de soluções inovadoras, este programa ajuda a melhorar o ambiente de negócios, a inovação e a qualidade de vida das pessoas.
A metodologia de inovação “Ativa” também será divulgada no Congresso das Cidades. O foco é induzir o movimento da inovação nos territórios, de forma que seja acessível a todos, independente do setor, porte ou origem geográfica.
PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS
Durante o Congresso das Cidades, o Sebrae realizará ainda, no dia 19 de agosto, a solenidade de divulgação do resultado da Etapa Estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A iniciativa reconhece o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país.
O Congresso das Cidades é uma realização da TV Cidade Cidade Verde em parceria com o Sebrae no Piauí, com patrocínio da Jelta Fiat, Governo do Piauí, Caixa, Banco do Nordeste, Governo Federal e Águas de Teresina. O evento conta ainda com apoio da APPM, Teresina Shopping, TCE Piauí, Fiepi e CAU Piauí.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/