ASN PI
Compartilhe

Perfil do MEI no Piauí revela avanço da formalização entre jovens e força do setor de serviços

Dados atualizados de 2025 mostram que o número de MEIs ativos no estado mais que dobrou em dez anos e que os segmentos de comércio e beleza seguem como líderes em registros mercantis
Por Graça Batista
ASN PI
Compartilhe

Com a proximidade da Semana do MEI 2025, um retrato atualizado dos Microempreendedores Individuais no Piauí revela tendências importantes para o desenvolvimento da economia local. Com mais de 89,5 mil MEIs ativos no estado, o número mais que dobrou em relação a 2015, quando eram pouco mais de 35 mil formalizados.

A evolução expressiva do MEI no Piauí acompanha o movimento nacional. Segundo a Receita Federal, o Brasil conta hoje com 12 milhões de MEIs ativos, reforçando a importância do segmento na geração de renda, inclusão produtiva e fortalecimento dos pequenos negócios.

Para o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho, o crescimento reflete não só a resiliência dos empreendedores, mas também a presença do Sebrae em todo o estado. “Estamos conectados com os sonhos das pessoas e a formalização via MEI é muitas vezes o primeiro passo para a independência financeira. A Semana do MEI celebra essa conquista e fortalece ainda mais esse público com conhecimento e oportunidades reais”, afirma.

O QUE OS MEIS PIAUIENSES MAIS FAZEM?

A maior parte dos microempreendedores atua no setor de serviços (45,7%), seguido por comércio (39,4%), indústria (8,8%), construção (5,6%) e agropecuária (0,5%).

As atividades mais comuns entre os MEIs incluem:

•           Comércio de vestuário e acessórios – 20%

•           Minimercados e mercearias – 13,6%

•           Cabeleireiros e manicure – 12,6%

•           Promoção de vendas – 8%

•           Padarias e confecção de roupas sob medida – 10,8% e 11,3%, respectivamente

Para o diretor técnico do Sebrae, Delano Rocha, esses dados ajudam a orientar políticas e programas. “O perfil detalhado nos permite desenhar ações mais assertivas, oferecendo capacitação, acesso ao crédito e soluções de mercado de acordo com a realidade de quem empreende no Piauí”, explica.

QUEM SÃO OS MEIS DO PIAUÍ?

O levantamento mostra que os homens representam 55,9% dos MEIs, enquanto as mulheres somam 43,7% dos registros. A faixa etária mais representativa está entre 30 e 39 anos (32%), seguida de perto pelos empreendedores de 40 a 49 anos (30%).

“O MEI é uma porta de entrada para o empreendedorismo formal, especialmente entre jovens adultos. Mas vemos também uma forte presença de pessoas com mais experiência de vida, que encontram no negócio próprio uma alternativa de renda e realização pessoal”, pontua o diretor administrativo-financeiro do Sebrae, Mário Lacerda.

ONDE ESTÃO OS MEIS?

As cidades com maior número de MEIs no estado são Teresina com 39.374 registros, Parnaíba com 5.708, Picos (3.095), Floriano (2.316) e Campo Maior (1.636).

Além disso, 60% dos MEIs do estado estão nos primeiros anos de atividade, o que demonstra a importância de apoio técnico e incentivo à consolidação dos negócios.

A Semana do MEI 2025, que começa nesta segunda-feira (26), será mais uma oportunidade de fortalecer esse público com ações de capacitação, orientação e acesso a mercados. O Sebrae vai realizar mais de 200 atividades em mais de 100 municípios piauienses, incluindo oficinas, palestras, atendimentos e um talk show com especialistas nas cinco regionais do estado.

Confira a programação completa no endereço: pi.loja.sebrae.com.br/semanadomei2025.

-

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi