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GEM revela que mais de 93 milhões de brasileiros estão envolvidos com o empreendedorismo

Pesquisa, realizada pelo Sebrae em parceria com a Anegepe, aponta ainda que seis em cada 10 brasileiros sonham em empreender
Por Antônia Pessoa
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O empreendedorismo tem se destacado cada vez mais no Brasil e ter um negócio próprio é o sonho de quase metade dos brasileiros. É o que revela o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). Nesta edição da GEM foram entrevistas duas mil pessoas adultas (entre 18 e 64 anos) e 52 especialistas.

A GEM aponta que 67% da população brasileira adulta está envolvida com o empreendedorismo, seja porque já tem um negócio, está fazendo algo para iniciar um empreendimento ou deseja começar a empreender nos próximos três anos. Esta porcentagem corresponde a 93 milhões de brasileiros adultos, sendo 42 milhões de empreendedores e os outros 51 milhões de potenciais empreendedores.

O relatório considera como empreendedores os entrevistados que em 2022 já tinham um negócio, formal ou informal, ou que fizeram alguma ação visando ter um negócio no futuro. Já os potenciais empreendedores são aqueles que não têm empreendimento, mas que gostariam de ter no prazo de até três anos.

“Esse é um dado que mostra o avanço do empreendedorismo. Tem muita gente empreendendo e uma parcela maior ainda de pessoas querendo empreender. E isso demanda ainda mais esforço de todos que fazem o Sebrae. Ao longo da história da instituição, esse trabalho vem sendo feito com maestria, desde capacitações até a luta pela melhoria do ambiente de negócios e por políticas públicas mais favoráveis ao segmento empresarial. A instituição cumpre fielmente sua missão de fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho.

Em relação aos potenciais empreendedores, a taxa de 2022 repetiu o recorde do ano passado, com 53% da população nessa condição, o que representa 51 milhões de brasileiros. Esse recorde fez com que o país ocupasse a 2ª maior população absoluta de potenciais empreendedores, atrás apenas da Índia, com 115 milhões de pessoas na mesma situação. Em 2017, essa taxa no Brasil era de apenas 15,3%. Em 2019, chegou a 30,2% e em 2020, primeiro ano da pandemia, atingiu o patamar de 52,7%.

“A pandemia fez uma grande revolução na vida das pessoas e foi um estopim para o crescimento do empreendedorismo no país, seja pela escassez de empregos, seja pela nova forma de ver o mundo ou pelos novos desejos adquiridos. E essa colocação do Brasil no ranking de potenciais empreendedores é muito relevante quando se considera que o nosso país tem uma população sete vezes menor que a Índia”, comenta o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

EMPREENDER É O SEGUNDO MAIOR SONHO DOS BRASILEIROS

Ter um negócio próprio é o sonho de seis em cada 10 brasileiros. O resultado é o recorde da série histórica da GEM, realizada há 23 anos no Brasil, registrando um incremento de 14% em relação a 2021, quando o percentual de pessoas que sonhavam em ter um empreendimento ficou em 46%.

O sonho de empreender ficou em segundo lugar, perdendo em apenas um ponto percentual para o sonho de viajar pelo Brasil. Em terceiro e quarto lugares, ficaram empatados com 54% a vontade de comprar uma casa e a vontade de comprar um carro. Já em quinto, ficou o sonho de viajar para o exterior, opção escolhida por 49% dos entrevistados.

EMPREENDEDORES ESTABELECIDOS CRESCEM NO PAÍS

Os donos de negócios que possuem um empreendimento com mais de 3,5 anos aumentaram no Brasil, chegando a 10,4% contra 9,9% registrado em 2021. Esse percentual manteve o Brasil na sétima posição no que se refere à taxa de Empreendedores Estabelecidos. Na frente estão Coréia do Sul, Togo, Grécia, Letônia, Guatemala e Irã.

EMPREENDEDORISMO POR NECESSIDADE

A GEM aponta, pelo segundo ano consecutivo, uma queda no percentual dos Empreendedores Iniciais, que iniciam um negócio por necessidade. A taxa que, em 2021, era de 48,9% caiu para 47,3% em 2022.

Apesar dessa queda, a principal motivação para abrir uma empresa continua sendo a escassez de empregos: 82% dos entrevistados indicaram esse motivo. Em 2021, eram 77%. Empreender para fazer a diferença no mundo é causa apontada por 75% dos respondentes, construir riqueza por 64%, e continuar uma tradição familiar por 44%.

HISTÓRICO DA PESQUISA GEM

A Pesquisa GEM é considerada a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, apresentando a evolução do empreendedorismo em dezenas de países. Realizada anualmente, chega à sua 23ª edição, registrando a participação, ao longo dos anos, de mais de 110 países, o que representa mais de 95% do PIB mundial. O Brasil é um dos poucos países que participou de todas as edições.

O trabalho permite identificar os fatores críticos que contribuem ou inibem a iniciativa empreendedora em cada país, além de mostrar as motivações para empreender, assim como a participação das mulheres, dos negros e dos jovens.

A pesquisa completa está disponível no endereço eletrônico https://datasebrae.com.br/pesquisa-gem/.

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