ASN PI
Compartilhe

Em setembro: Pequenos negócios geraram quase 70 vagas de emprego por dia no Piauí

Levantamento feito pelo Sebrae mostra que, no acumulado do ano, os pequenos negócios criaram 77,2% de todas as vagas do Estado
Por Antônia Pessoa
ASN PI
Compartilhe

O saldo positivo de empregos no Piauí e no Brasil continua sendo mantido com expressiva contribuição das micro e pequenas empresas (MPE). Levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que, em setembro, os pequenos negócios foram responsáveis por pouco mais de 147 mil postos de trabalho, cerca de 69,5% do total de vagas criadas no país. Esse é o segundo melhor resultado do ano, ficando atrás apenas do total de vagas registrado em agosto. Ao todo, o Brasil contabilizou 211,7 mil novas contratações em setembro.

No Piauí, no mesmo mês, os pequenos negócios foram responsáveis por quase 2 mil vagas criadas, o que corresponde a 80% do total de empregos gerados no Estado (2,5 mil). Os números mostram que os pequenos negócios geraram quase 70 vagas de emprego por dia em setembro.

“A cada novo levantamento fica mais evidente a importância dos pequenos negócios para a economia do nosso Estado e do país. São esses empreendimentos que movem o mercado, gerando emprego e renda. Tendo em vista essa relevância, o papel do Sebrae se torna ainda mais importante no sentido de fomentar o empreendedorismo e apoiar o a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios. Pequenos negócios fortalecidos contribuem para uma economia pujante, que gera desenvolvimento”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

No acumulado do ano, o país já contabiliza 1,5 milhão de novos empregos. Desse universo, as MPE contribuíram com o saldo de 1,1 milhão de carteiras assinadas, o que representa 71% do total. Por sua vez, as médias e grandes empresas (MGE) foram responsáveis por 307,9 mil empregos (19,2%).

De janeiro a setembro, os pequenos negócios geraram 16,8 mil postos de trabalho no Piauí, o que corresponde a 77,2% das vagas criadas, enquanto as MGE criaram pouco mais de 3,2 mil vagas (15%), quantidade cinco vezes menor que as MPE.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressalta que os números positivos refletem a retomada da prosperidade do país. “A geração de empregos permite que o brasileiro volte a consumir e gerar renda. A economia do país se fortalece com a projeção de expansão do PIB de 3,1%, superávit na balança comercial, além de uma inflação controlada. O empreendedorismo é um dos caminhos para o país resgatar a dignidade e a inclusão social”, destaca.

SETOR DE SERVIÇOS NA LIDERANÇA

O setor de Serviços assumiu a liderança na criação de novos postos de trabalho em setembro de 2023 no Piauí. Considerando o universo das MPE, foram 715 vagas geradas. Em segundo lugar, aparece a Construção com 687 vagas, seguida pelo Comércio com 506 empregos gerados.

As principais atividades econômicas, de acordo com a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), que mais contribuíram para a geração de empregos, entre as MPE, no Piauí no último mês de setembro foram: Construção de edifício; Construção de rodovias e ferrovias; Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet; Seleção e agenciamento de mão-de-obra; Coleta de resíduos não-perigosos; Cultivo de soja; Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas; Locação de automóveis sem condutor; Atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e odontólogos; e Comércio varejista de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário.

-

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

-

-