Na manhã de hoje (17), em Teresina, aconteceu a solenidade de divulgação dos vencedores estaduais da terceira edição do Desafio Liga Jovem, competição nacional, de caráter educacional, promovida pelo Sebrae. Na ocasião, os participantes também apresentaram seus projetos e esclareceram dúvidas sobre as próximas etapas da competição.
Do Piauí, os vencedores da etapa estadual foram: equipe G2 com o projeto Guardian A.I, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), na categoria ensino superior; equipe Inovamentes, com o projeto Escudo Verde, do Instituto São José, na categoria ensino médio; e a equipe Mandacaru do Conhecimento, com o projeto Fast Delivery, da Unidade Escolar Monsenhor Uchôa, da cidade de Domingos Mourão, na categoria ensino fundamental.

“Os professores e alunos do Piauí estão cada vez mais engajados nas ações de educação empreendedora desenvolvidas pelo Sebrae. E o nosso objetivo é de fomentar o empreendedorismo e a cultura empreendedora junto aos estudantes e assim contribuir para transformações positivas para todos”, destacou o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
Na terceira edição do desafio, o Piauí ficou em primeiro lugar no ranking nacional, com mais de 6.500 inscritos, um incremento de 1.800% em relação a 2024, quando houve cerca de 1.600 inscrições.

Para o professor do IFPI e orientador do projeto Guardian A.I, Jorge Henrique e Silva Júnior, os alunos estão bastante engajados no Desafio. “Os estudantes sempre se mantiveram motivados, empenhados em realizar as pesquisas. Percebi como eles estavam querendo inovar e apresentar ótimos resultados, realizar todas as etapas do desafio dentro dos prazos. A equipe é muita unida e isso também contou para que avançassemos em todas as fases”, comentou o professor.
Para a estudante do ensino médio, da equipe do projeto Escudo Verde, Glória Maria Rodrigues, o Desafio Liga Jovem é uma experiência enriquecedora. “Durante o Desafio aprendi muito sobre empreendedorismo e liderança. Além disso, foi um momento de muito foco e perseverança, fundamentais para chegarmos até aqui”, comentou a estudante.

De acordo com João Gabriel Silva, aluno do ensino fundamental da Unidade Escolar Monsenhor Uchoa, a competição trouxe muitos aprendizados. “O Desafio estimula o aprendizado e desperta competências empreendedoras, o trabalho em equipe, conhecimento sobre o digital entre outros aspectos. Estou muito feliz em avancar para a próxima fase”, ressaltou o estudante.
Durante a solenidade, as equipes receberam troféus e kits de participação. Os orientadores e integrantes das equipes vencedoras da fase estadual farão viagem, com despesas pagas, para a etapa nacional, que acontecerá no final deste mês, em Belém, no Pará.
Mais informações sobre o Desafio Liga Jovem podem ser obtidas no endereço eletrônico https://www.desafioligajovem.com.br/.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi
