O Sebrae no Piauí atua fortemente no desenvolvimento sustentável do artesanato do Estado. Por meio de ações de mercado no âmbito do projeto Tramas Piauienses: Tecendo Identidades, até este mês, foi gerado mais de R$ 1 milhão em volume de negócios para artesãs e artesãos atendidos pela instituição.
Entre as principais ações estratégicas de mercado que os artesãos participaram com o apoio do Sebrae estão a Casacor Piauí, Festival de Inverno de Pedro II, Feira de Negócios da Serra da Capivara, Mercado do Produtor entre outros. A instituição também viabilizou a participação dos artesãos em eventos em outros Estados: Salão de Artesanato de São Paulo, Abup Show (SP), Salão de Turismo 2025, e recentemente na Feira Nacional de Artesanato e Cultura, no Ceará (FENACCE).
De norte a sul do Estado, cerca de cem artesãos participam do projeto Tramas Piauienses. Além dos eventos de mercado, esses profissionais participam de capacitações, consultorias personalizadas e recebem orientação técnica em temas estratégicos como design, precificação, gestão, negociação e apresentação de produtos.
“O diferencial do projeto está na capacitação completa dos artesãos para os eventos de mercado. Essa preparação garante que eles não estejam apenas presentes nesses eventos, mas prontos para transformar oportunidades em negócios de forma profissional e sustentável, aumentando sua renda e consolidando sua marca”, comenta a gerente da Unidade de Competitividade e Inteligência de Negócios do Sebrae no Piauí, Luana Nogueira.

A artesã Edna Maria dos Santos, da Associação Maria dos Agaves, localizada em Parnaíba, destaca a importância do Sebrae. “O apoio que recebemos do Sebrae é fundamental para que tenhamos oportunidades de comercializar e divulgar nosso artesanato. Nosso agradecimento é imenso e renovamos a esperança de continuar contando com a parceria do Sebrae para novas oportunidades”, comenta a artesã, que produz carteiras, bolsas, jogos americanos e centros de mesa por meio do bordado richelieu em sisal (agave).
O artesão parnaíbano Thiago Cassiano produz peças decorativas e movéis em madeira. Ele destaca que o Sebrae impulsionou seu negócio. “O Sebrae dá o direcionamento correto e contribui para que o resultado seja muito positivo. Posso contar com o Sebrae para receber as orientações corretas e assim tomar decisões mais assertivas. É uma instituição que realmente nos inspira com seu trabalho”, destaca Thiago.

As peças produzidas por Thiago estiveram expostas na Casacor Piauí, que ocorreu entre maio e junho desse ano. O artesão afirma que continua colhendo frutos da sua participação na mostra. “Consegui vender minhas peças e fechei encomendas até o final deste ano com diversos clientes”, destacou. Ele revela ainda que realizou negócios com cliente estrangeiro durante sua participação na Abup Show, em São Paulo.
PIAUÍ É DESTAQUE NA FENACCE
O destaque dos artesãos piauienses em grandes feiras tem sido expressivo. Pelo segundo ano consecutivo, o Piauí conquistou o primeiro lugar em vendas entre os 16 estados participantes da FENACCE, que ocorreu na última semana, em Fortaleza (CE).
Para a articuladora do artesanato no Sebrae no Piauí, Socorro Portela, os resultados vão além dos números. “Cada feira, cada venda e cada oportunidade de exposição refletem um trabalho intenso de preparação e qualificação. Estamos ajudando a transformar talento em negócios e cultura em economia, fortalecendo a identidade do artesanato piauiense em todo o país”, comentou Socorro.
Essas ações de mercado têm impacto direto na vida dos artesãos permitindo escoar a produção, ampliar a visibilidade de seus produtos, gerar negócios consistentes e disseminar a cultura e o artesanato piauiense pelo Brasil. O resultado é a valorização da identidade cultural local e a construção de oportunidades econômicas duradouras.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi