ASN PI
Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora fomenta a inclusão socioprodutiva no Piauí

Oficina Mulher Empreende: do Sonho ao Projeto de Vida acontecerá, este mês, em várias cidades do Estado
Por Misael Martins
ASN PI
Compartilhe

Um dos eixos de atuação do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, é a Inclusão Socioprodutiva. Por meio de ações, em parceria com as prefeituras municipais, as pessoas em situação de vulnerabilidade social ou econômica são estimuladas a se inserir ou se reinserir no mercado do trabalho, seja pela via do emprego formal seja pela via do empreendedorismo.

Durante o mês de novembro, a instituição realizará, em várias cidades de norte a sul do Estado, a Oficina Mulher Empreende: do Sonho ao Projeto de Vida. As capacitações acontecerão em Luzilândia, Baixa Grande do Ribeiro, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves, Jaicós, Conceição do Canindé, Amarante, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Fronteiras, Inhuma, Valença, Simões, Acauã, Pimenteiras, Caridade, Aroazes, Queimada Nova, Sigefredo Pacheco, Assunção do Piauí, Água Branca, São Pedro do Piauí, Monsenhor Gil, Nossa Senhora de Nazaré, São Miguel da Baixa Grande e Uruçuí.

“Muitas pessoas em situação vulnerável não conseguem se inserir no mercado formal ou iniciam negócios sem o planejamento adequado. A formalização, o empreendedorismo bem orientado e o acesso ao trabalho decente são formas de mitigar os desafios. E o foco do eixo Inclusão Socioprodutiva do Cidade Empreendedora é gerar justiça social e renda digna, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Karine Arêa Leão.

Capacitação já aconteceu em outras cidades do Piauí

Ainda segundo a analista, o Sebrae atua fortemente junto às secretarias de Assistência Social e aos Centro de Referência de Assistência Social dos municípios atendidos pelo Cidade Empreendedora. “A instituição construiu, juntamente com as equipes desses órgãos, o Plano Municipal de Inclusão Socioprodutiva para orientar os gestores municipais sobre como fortalecer as ações de inclusão”, pontua.

PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

O Cidade Empreendedora visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial dos municípios piauienses.

Além do Inclusão Socioprodutiva, o programa conta com outros nove eixos: Gestão Municipal; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais e Acesso a Crédito; Empreendedorismo nas Escolas; Vocações Locais e Mercado; Inovação; e Sustentabilidade e Resiliência Climática.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi