ASN PI Atualização
Compartilhe

Filemon Paranaguá é empossado presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí

Na ocasião, também foram empossados a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da instituição
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

-

O advogado, agropecuarista e vice-presidente do Sistema Faepi/Senar, Filemon Paranaguá, tomou posse hoje (10) na presidência do Conselho Deliberativo Estadual, CDE, do Sebrae no Piauí. Filemon, que ficará à frente do colegiado de 2023 a 2026, assume o lugar de Freitas Neto, que foi presidente do CDE entre 2019 e 2022.

A reunião administrativa aconteceu na sede do Sebrae em Teresina, contando com as presenças de conselheiros, autoridades, convidados e imprensa. Entre as autoridades estavam o deputado federal Júlio Cesar de Carvalho Lima; a suplente de senadora, Jussara Lima; o deputado estadual Georgiano Neto; os secretários de Estado dos Transportes e do Desenvolvimento Econômico, Jonas Moura e Janaínna Marques, respectivamente; o prefeito de Monsenhor Gil, João Luís; o secretário municipal de Meio Ambiente de Teresina, Luís André; e o reitor da UFPI, Gildásio Guedes.

Delano Rocha, Filemon Paranaguá, Julio Cesar Filho e Mário Lacerda

“As micro e pequenas empresas são as grandes protagonistas do desenvolvimento do Estado. Nosso foco será o fortalecimento e a capilarizacão das ações do Sebrae nos municípios piauienses. No campo e na cidade, a instituição prosseguirá levando conhecimento e empreendedorismo para milhares de pessoas. O objetivo é tornar o setor das micro e pequenas empresas mais forte e mais pujante. Quero agradecer o excelente trabalho que o Freitas Neto executou nos últimos quatro anos. Pra mim é uma honra sucedê-lo”, destaca Filemon Paranaguá.

Filemon, que ocupou cargos importantes nas esferas municipal e estadual, já foi vereador e prefeito no município de Corrente, subprocurador geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, diretor da Central de Abastecimento do Estado do Piauí, superintendente de Agronegócio do Estado do Piauí e presidente do Sistema Faepi/Senar.

“A parceria entre as instituições que compõem o Conselho foi fundamental para o êxito das ações do Sebrae no Piauí. Agradeço aos colaboradores sempre comprometidos com a missão dessa instituição, que é destaque em nível nacional e reafirma sua importância para as micro e pequenas empresas do Estado. Saio muito feliz e com o sentimento de dever cumprido. Filemon tem todas as qualidades para prosseguir com as atividades do Sebrae de forma brilhante”, salientou o ex-presidente do CDE do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Na ocasião, também foram empossados a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da instituição para o quadriênio 2023/2026.

A DIRETORIA EXECUTIVA

A Diretoria Executiva do Sebrae no Piauí é composta por três diretores: superintendente, técnico e administrativo-financeiro.

Na Superintendência, tomou o advogado Júlio César de Carvalho Lima Filho. Júlio Cesar já ocupou os cargos de secretário executivo de Governo e secretário municipal da Juventude da Prefeitura Municipal de Teresina, tendo sido diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí no último quadriênio.

“Minhas palavras são de agradecimento pela confiança em fazer parte da diretoria do Sebrae. Nossa instituição é referência nacional em resultados obtidos ano após ano. Trabalharemos ainda mais em prol dos pequenos negócios e em favor do desenvolvimento do Piauí”, comenta Júlio Cesar Filho.

O advogado Mário Lacerda assumiu a Diretoria Administrativo-Financeira. Lacerda já ocupou cargo de diretor técnico do Sebrae no Piauí nos biênios 2007/2008 e 2009/2010. Também exerceu o cargo de Secretário de Estado da Fazenda do Piauí, tendo ainda passagens por diretorias de outros órgãos estaduais. É diretor superintendente do Sebrae no Piauí desde 2011 e no próximo quadriênio passará a compor a área administrativa da casa.

“É um quadriênio com novos desafios e buscaremos ampliar a sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios. Teremos um time cada vez mais coeso para oferecer o melhor para os pequenos negócios”, destaca o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O bacharel em Ciências Contábeis, Delano Rocha, foi reconduzido à Diretoria Técnica. Rocha exerceu o cargo de diretor técnico do Sebrae no Piauí nos biênios 2003/2004 e 2005/2006 e de diretor-superintendente de 2007 a 2010, voltando a ocupar o cargo de diretor técnico em 2011, e permanecerá na função.

“A expectativa é grande para o próximo quadriênio no que se refere a fazer novas articulações e inovar nos processos e ações. Continuaremos firmes no propósito de apoiar o desenvolvimento do Estado, por meio da oferta de capacitações, consultorias e outras soluções do Sebrae. O foco é ter uma instituição cada vez mais relevante para o empreendedor”, comenta o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

O CONSELHO DELIBERATIVO DO SEBRAE NO PIAUÍ

O Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí é composto de 30 membros, sendo 15 efetivos e 15 suplentes. Esses membros representam as seguintes entidades: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado do Piauí, Sedet; Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Piauí, FCDL; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac; Associação Comercial Piauiense, ACP; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Fecomércio; Centro das Indústrias do Estado do Piauí, Ciepi; Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; Federação da Agricultura do Estado do Piauí, Faepi; Universidade Federal do Piauí, UFPI; Banco do Nordeste do Brasil; Caixa Econômica Federal, Instituto Euvaldo Lodi, IEL; Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar; e Sebrae Nacional.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356

Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

WhatsApp: 0800 570 0800

www.twitter.com/pi_sebrae

www.facebook.com/sebraepiaui

www.instagram.com/sebraepi