ASN PI
Compartilhe

Empresas do setor de turismo de Campo Maior avançam no mercado com o apoio do Sebrae

Projeto Fortalecimento do Turismo Gastronômico de Teresina e Região atende 80 empreendimentos
Por Misael Martins
ASN PI
Compartilhe

Empresas de alimentação fora do lar, turismo rural, artesanato, hospedagem e receptivo contam com o apoio do Sebrae por meio do Projeto Fortalecimento do Turismo Gastronômico de Teresina e Região.

Ontem (07), analistas e consultores do Sebrae no Piauí fizeram visitas técnicas a sete empresas do município de Campo Maior, atendidas pela instituição, por meio desse projeto: Cantinho do Café, SamHotel, Quitanda Sabores da Terra, Trip Aventureira, Restaurante Rei da Tábua, Restaurante Carnaúba e Boutique Café e Artesanato. O objetivo foi ver in loco as melhorias já implementadas e ouvir feedbacks para planejar novas ações, que possam contribuir para as empresas avançarem ainda mais no mercado.

“O Projeto Fortalecimento do Turismo Gastronômico de Teresina e Região visa fomentar melhorias nos processos das empresas, no atendimento, no marketing e na gestão como um todo, por meio de capacitações, consultorias e outras atividades. Essa ação estruturada gera valor para as empresas e para a economia do Estado. Queremos tornar esses empreendimentos mais competitivos, melhorando cada vez mais a experiência dos visitantes em Teresina e Campo Maior. Além disso, ao final do projeto será definida uma rota turística, com a participação das empresas atendidas pelo Sebrae”, comenta a analista do Sebrae no Piauí, Larissa Lages.

Ainda de acordo com a analista, o projeto já gerou melhorias em todas as empresas, como é o caso do aumento médio de faturamento de mais de 10%.

O empresário Samuel Guilherme, do SamHotel, destaca que o projeto tem contribuído para fortalecer o segmento de hotelaria na região de Campo Maior. “Implementamos muitas melhorias, a exemplo do serviço de quarto, da recepção e das boas práticas de higiene. Participamos de treinamentos para o setor financeiro, para entender melhor nossos resultados. Após esse trabalho, aplicamos o que aprendemos e o hotel está evoluindo”, comenta o empresário.

O empresário Samuel Guilherme, do SamHotel

Samuel também destaca que implementou mudanças no atendimento. “Nos organizamos ainda mais e tornamos nosso café da manhã mais diversificado. Sempre digo que o Sebrae é um parceiro excelente para quem quer crescer”, acrescentou o empresário.

A empresária Maria Valquíria da Silva, da Quitanda Sabores da Terra, revela que o Sebrae incentiva sua empresa a ir além. “Com as capacitações do Sebrae aprendi a fazer a precificação correta dos meus produtos. Minha gestão financeira também melhorou e tenho conseguido me organizar melhor. A Quitanda consolidou o posicionamento da marca nas redes sociais e introduziu um novo produto: uma sacola personalizada com pontos turísticos de Campo Maior, contendo produtos regionais, como castanhas, doces e outros”, destaca.

A empresária Maria Valquíria da Silva

Segundo o empresário Renato Santos, proprietário do Restaurante Rei da Tábua, o programa do Sebrae contribuiu para aumentar o faturamento da sua empresa. “O Sebrae nos inspira bastante. Todas as capacitações e eventos nos direcionam para obter os melhores resultados. A trilha de gestão financeira foi muito importante. Conseguimos reduzir gastos e ainda aumentar bastante nosso faturamento, em cerca de 80%”, ressalta. Além disso, o empresário implementou mudanças no layout do restaurante e agregou peças de artesanato aos utensílios. Em paralelo, a empresa aprofundou a aplicação de boas práticas e aprimorou o menu, incorporando um novo produto que tem a carne de sol como ingrediente principal.

O empresário Renato Santos, ao lado da equipe do Sebrae

Outro empreendimento que se beneficiou com o projeto foi a Trip Aventureira.
A empresa impulsionou a divulgação de seus passeios nas redes sociais, e como parte dessa iniciativa, passou a incluir em seus pacotes as sacolas personalizadas com pontos turísticos da cidade, sortida de produtos regionais.

A empresária, Jéssica Melo

“O projeto tem sido um importante elo entre as empresas dos mais variados segmentos. É uma forma de fortalecer toda a cadeia do turismo de Campo Maior e oferecer experiências turísticas marcantes para os visitantes”, comente a idealizadora da empresa Trip Aventureira, Jéssica Melo.

Mais informações sobre o Projeto Fortalecimento do Turismo Gastronômico de Teresina e Região podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona para ligações telefônicas gratuitas e como WhatsApp; na Unidade Regional do Sebrae em Teresina, localizada na Av. Campos Sales, 1046 – Centro; ou ainda pelo telefone (86) 3216-1332.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/