Dez empresários piauienses do setor de panificação estão participando da Fipan 2025 – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Service, que acontece até sexta-feira (25), em São Paulo . A missão empresarial é uma iniciativa do Sebrae no Piauí, em parceria com o Sindicato da Panificação de Teresina, e tem como objetivo aproximar os pequenos negócios das maiores inovações do setor, fortalecendo a competitividade e a sustentabilidade das empresas locais.
A Fipan é considerada a maior feira do setor na América Latina e uma das mais relevantes do mundo. Em quatro dias de programação intensa, reúne mais de 450 expositores, 1.500 marcas, quatro pavilhões e mais de 59 mil profissionais do setor. A feira apresenta soluções, máquinas, ferramentas e práticas inovadoras, além de uma série de aulas práticas e oportunidades de conexão com especialistas e fornecedores de todo o Brasil.
“A missão do Sebrae é justamente essa: apoiar os pequenos negócios em suas jornadas de crescimento. Participar de uma feira como a Fipan é um passo estratégico para quem quer inovar, modernizar processos e enxergar novas possibilidades. Nosso foco é dar visibilidade a essas empresas e oferecer condições para que elas estejam em sintonia com as melhores práticas do setor”, destacou o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho.
A missão conta com empresários de Teresina que atuam em padarias, confeitarias e docerias. Segundo o analista do Sebrae no Piauí, Ronald Loiola, a ação marca um momento importante para o segmento no estado, que vem crescendo em ritmo acelerado.
“Somente de janeiro a julho deste ano, mais de 300 novas empresas do setor de panificação foram abertas em Teresina, segundo levantamento do Sebrae com base em dados da Receita Federal. É como se surgisse uma nova empresa a cada 12 horas. Esse crescimento mostra o dinamismo do setor e a importância de ações que estimulem ainda mais sua qualificação”, ressalta Ronald.
Os participantes também realizam visitas técnicas a padarias de referência em São Paulo, conhecendo de perto modelos de gestão, inovação, processos e experiências de atendimento ao cliente.
Foi o que mais encantou a empresária Ivoneide Lustosa de Melo, do Chico do Bolo, confeitaria localizada no bairro Mocambinho, em Teresina.

“É a primeira vez que participo da Fipan e estou encantada com a alta tecnologia das máquinas, com o nível de organização das padarias que visitamos e com as ideias que estou levando para aplicar na minha empresa. A divisão de setores, o autoatendimento e os equipamentos automatizados são coisas que quero implantar, mesmo aos poucos”, afirmou Ivoneide, que está há quase oito anos no mercado com uma equipe de três colaboradores.
O Sebrae no Piauí mantém um histórico de apoio ao setor de panificação, com ações de capacitação, consultorias, missões técnicas e incentivo à formalização de novos negócios. A missão à Fipan reforça esse compromisso de aproximar os pequenos negócios do que há de mais inovador no mercado.
“A parceria com o Sindicato da Panificação de Teresina é fundamental para ampliar esse apoio. A gente trabalha para que os empresários não apenas sobrevivam, mas prosperem. A Fipan é um espaço de troca, de inspiração e de planejamento para o futuro dos negócios”, conclui Ronald Loiola.
Além dos empresários de Teresina que integram oficialmente a missão articulada pelo Sebrae e pelo Sindpan, o grupo piauiense na Fipan conta ainda com a presença de empreendedores de outros municípios e de consultores empresariais ligados ao setor, que participam por iniciativa própria. Todos compartilham o mesmo objetivo: absorver novos conhecimentos, inovações e boas práticas para fortalecer e modernizar o segmento da panificação em todo o estado.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/