De ajudante num comércio de bode assado, aos 12 anos, a dono de um dos restaurantes mais famosos de São Raimundo Nonato. Gilmar Dias da Silva, mais conhecido como Chapolim, construiu uma trajetória marcada por esforço, resiliência e paixão pela cozinha. Hoje, à frente do Caldeirão do Chapolim, inspira quem sonha em empreender, mostrando que o sucesso pode começar com uma panela no fogão da própria casa.
PRIMEIROS PASSOS COM TEMPERO DE VIDA REAL
A relação de Gilmar com a cozinha começou muito cedo. Ele cresceu vendo a mãe batalhar na cozinha e sempre esteve por perto das panelas. Aos 12 anos, já ajudava numa venda de bode assado. Depois, foi garçom em uma pizzaria, onde aprendeu que cada um dos funcionários do restaurante precisava dominar todas as etapas, do atendimento à cozinha, para que na ausência de algum colaborador, o restaurante não parasse.

APRENDIZADO CONTÍNUO E PAIXÃO PELA COZINHA
Com passagens por churrascarias e restaurantes de São Paulo, Gilmar ganhou experiência na prática. De volta a São Raimundo Nonato, começou a trabalhar em um restaurante como garçom e em pouco tempo estava comandando as panelas. Foram semanas testando pratos no almoço e jantar, ganhando destaque e conquistando a clientela. Depois, foi para a cozinha de um hotel, onde se tornou maître e aprimorou ainda mais seus conhecimentos.
Trabalhando no hotel, participou de diversos cursos do Sebrae, que o ajudaram a lidar melhor com a rotatividade de funcionários, entender sobre cortes de carnes caprinas e ovinas, atendimento ao cliente, manipulação de alimentos e outras técnicas que impulsionaram sua carreira profissional.
O SURGIMENTO DO CALDEIRÃO DO CHAPOLIM
Em 2001, Gilmar reformou parte da própria casa e começou a vender buchada aos domingos. O sucesso foi tanto, que precisou ampliar o espaço da cozinha, que começou pequena e foi crescendo junto com a clientela. O nome “Caldeirão do Chapolim” veio por conta da escada que os clientes desciam até o salão do restaurante, que ficava num terreno mais baixo que o nível da rua e onde o calor se concentrava ainda mais, como dentro de um verdadeiro caldeirão.

Aos poucos, o restaurante deixou de funcionar apenas aos finais de semana. Depois de sair do hotel onde trabalhava, Gilmar dedicou-se integralmente ao negócio, que passou a abrir todos os dias.
A pandemia trouxe dificuldades, como as restrições sanitárias e a necessidade de distanciamento entre as mesas. Mas Gilmar não parou. O espaço foi reformado, e, com o dinheiro que ele pensava em fazer um estacionamento ou até comprar um carro, decidiu construir um salão de eventos para atender à crescente demanda e superar os desafios impostos pela crise.
INOVAÇÃO E CRESCIMENTO
Participando do Projeto de Fortalecimento do Turismo na Serra da Capivara, executado pelo Sebrae no Piauí, teve acesso a um diagnóstico técnico que identificou pontos de melhoria como sistema de caixa, presença digital, climatização e cardápio mais diversificado. Ele encarou cada desafio como uma nova oportunidade.
O restaurante ganhou climatizadores, presença ativa no Instagram, pratos veganos e melhorias no atendimento. Hoje tem presença no Google Meu Negócio, o que aumentou a visibilidade. E, mesmo com o aumento da concorrência, continua inovando: delivery eficiente e atendimento humanizado são marcas registradas do negócio.
INSPIRAÇÃO PARA OUTROS EMPREENDEDORES
A história de Chapolim é um exemplo real de como dedicação, visão e amor pelo que se faz podem transformar uma simples venda de buchada num quintal em um negócio de sucesso. De reformas improvisadas a reformas planejadas, de fogões domésticos a cozinha profissional, Gilmar mostrou que o verdadeiro tempero do sucesso é nunca parar de aprender e crescer.
“Todo dia é um novo desafio. Mas quando você acredita, se dedica e entrega algo feito com carinho, o resultado aparece”, afirma Chapolim.
Hoje, o Caldeirão do Chapolim não é apenas um restaurante, é um símbolo de perseverança, uma referência gastronômica em São Raimundo Nonato e, principalmente, um exemplo inspirador para todos que sonham em empreender.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi
