Com o objetivo de estimular a criação de produtos de moda autorais inspirados na identidade cultural do Piauí, o Sebrae realiza o reality criativo Balaio: Laboratório de Moda Autoral. Essa ação é voltada para estudantes e egressos de cursos de moda. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no endereço eletrônico https://bit.ly/RealityBalaio-ModaAutoralSebraePI. As vagas são limitadas.
Os requisitos para participar são: estar regularmente matriculado em cursos técnicos ou superiores (graduação ou pós-graduação) em Moda e/ou Design, em instituições de ensino localizadas em Teresina ou Piripiri. Também podem se inscrever egressos que tenham concluído curso técnico ou superior na área em 2025.

No caso de cursos de graduação com duração de 4 ou 5 anos, o estudante deve estar matriculado do 6º período em diante. Para os estudantes de cursos de graduação com duração de 2 anos, o aluno deve estar matriculado no mínimo no 2º período. Nos cursos de especialização, com ênfase em empreendedorismo de moda, o critério é estar com o curso em andamento.
“Com essa ação reforçamos o papel do Sebrae no fomento à economia criativa piauiense, incentivando o desenvolvimento de todos os elos da cadeia produtiva da moda”, comenta o analista do Sebrae no Piauí, Luis Vieira.
O candidato deve ainda apresentar proposta de negócio de moda autoral com identidade regional, acompanhada de portifólio contendo ao menos uma coleção, linha ou conjunto de produtos desenvolvidos, que incorporem elementos culturais e artísticos, de caráter estético ou simbólico, relacionados ao território piauiense.
O desafio criativo utiliza metodologias de incubadoras e aceleradoras de startups, promovendo o desenvolvimento de negócios de moda autoral e a conexão dos participantes com oportunidades e parceiros institucionais. A iniciativa combina capacitações, desafios práticos e experiências de mercado.
“O Balaio é uma atividade que une teoria e prática do mercado de moda. Então esse desafio criativo vai contribuir na complementação dos conteúdos trabalhados em sala de aula proporcionando uma experiência muito rica para os estudantes”, destaca a professora doutora e pesquisadora do curso de design de moda da UFPI, Aliana Aires.
Para a professora de moda do Senai, Francilúcia Rocha, o desafio será um oportunidade enriquecedora para os participantes. “Essa ação é muito importante para os estudantes pois reúne inovação, teoria e prática e ainda contribuirá para o fortalecimento do segmento de moda”, salientou.
ETAPAS
Na primeira fase do reality criativo serão realizadas oficinas sobre modelagem de negócios e precificação, e de viabilidade financeira de produtos e empreendimentos de moda. A presença integral nas oficinas e o cumprimento das atividades propostas são obrigatórios para habilitação à fase seguinte.
A segunda fase consiste na realização de oficinas sobre criação de roteiro de apresentação de negócios de moda e de produção e edição de conteúdo para redes sociais. As entregas obrigatórias dessa etapa são: um vídeo de apresentação da marca (até 3 minutos) e um plano de negócio simplificado. O material entregue será avaliado por uma banca técnica.
Na última fase, os cinco projetos selecionados participarão de um desafio temático, antecedido por uma oficina formativa. Nessa fase, os participantes deverão entregar vídeos contendo a solução para o desafio.
Os três vencedores serão premiados com o seminário Empretec, considerado o maior programa de formação de empreendedores do mundo.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi
-