ASN PI Atualização
Compartilhe

Acredita no Primeiro Passo: Sebrae e MDS firmam parceria para qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo

Sebrae firma também acordo com a Fadex para instalação do Hub Conecta na UFPI
Por Misael Martins
ASN PI Atualização
Compartilhe

Na manhã de hoje (16), o Sebrae no Piauí e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinaram um Protocolo de Intenções, no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo. O objetivo é ofertar ações voltadas para qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo. Na ocasião também foi assinado um termo de cessão e compartilhamento de bem imóvel para fins de inovação, entre o Sebrae no Piauí e a Fadex.

Estiveram presentes na solenidade, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Sávio Normando; e os diretores executivos da instituição, Júlio César Filho, Delano Rocha e Mário Lacerda; a senadora, Jussara Lima; os deputados federais Florentino Neto, Merlong Solano e Júlio César Lima, que também é presidente do Sistema Faepi/Senar no Piauí; os deputados estaduais, Franzé Silva, Francisco Limma, Rubens Vieira e Gil Carlos; a secretária de Desenvolvimento Econômico do Piauí, deputada Jannaína Marques; o secretário de Governo do Piauí, Ivanovick Pinheiro; o assessor especial do governo do Piauí, Washington Bandeira; a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira; o superintendente da Fadex, Antônio Vinicius Ferreira; o CEO da Aegea, Radamés Casseb; entre outras autoridades, convidados e imprensa.

“O Sebrae no Piauí vai atuar na capacitação de pessoas inscritas no CadÚnico, que desejam empreender como forma de superar a vulnerabilidade social e melhorar de vida. Em parceria com o MDS e a FADEX, serão investidos recursos para qualificação no que se refere ao empreendedorismo e orientações de acesso à crédito”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

O diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Lima Filho

O Acredita no Primeiro Passo é um programa do Governo Federal, que faz parte do Acredita, focado em ajudar famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico, a melhorar de vida através do trabalho e do empreendedorismo. São cursos profissionalizantes, apoio para quem busca emprego e oportunidades para quem quer iniciar um negócio próprio, incluindo acesso a microcrédito com juros baixos e orientação especializada.

O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Sávio Normando

“O Sebrae no Piauí está celebrando essa parceria com o MDS para impulsionar o empreendedorismo no Estado. Empreender é uma poderosa ferramenta de transformação, autonomia e dignidade. Reforçamos que o desenvolvimento se constrói com cooperação, sensibilidade social e visão de futuro”, comentou o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Sávio Normando.

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou o trabalho do Sebrae no apoio aos pequenos negócios.

O ministro Wellington Dias

“O Sebrae tem muita experiência na capacitação de empreendedores e empresários. Com essa parceria, no âmbito do Acredita no Primeiro Passo, queremos expandir nossas ações de inclusão socioprodutiva para mais municípios. Estamos tirando pessoas da pobreza e transformando vidas por meio do empreendedorismo, da qualificação e das vocações ”, comentou o ministro.

Na ocasião, também assinaram protocolo de intenções, no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar no Piauí; e a Aegea.

“Estamos muito felizes em firmar essa parceria entre o Senar e o MDS para levar mais qualificação para os empreendedores rurais. É o sistema S mais uma vez promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento da economia”, ressaltou o deputado federal, Júlio César Lima, presidente do Sistema Faepi/Senar no Piauí.

HUB CONECTA: PARCERIA SEBRAE E FADEX

Durante a solenidade, o Sebrae no Piauí e a Fadex assinaram termo de cessão e compartilhamento de bem imóvel para instalação do Hub Conecta. O objetivo é desenvolver ações de inovação e empreendedorismo com foco no apoio administrativo e operacional a projetos institucionais; incubação e suporte a startups; instalação de ambientes de inovação tecnológica; realização de cursos e eventos; atividades de transferência de tecnologia e proteção da propriedade intelectual; e prestação de consultoria e orientação técnica para micro e pequenos empreendedores e comunidade acadêmica.

O diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha

“O Sebrae, a Fadex e a UFPI estão fortalecendo uma parceria já existente. Já realizamos diversas atividades em conjunto e estamos dando mais um importante passo. Ressalto o crescimento qualitativo e expressivo dos projetos executados. Essa colaboração fomenta a criatividade, a inovação e a integração com o mercado. O novo espaço vem justamente fortalecer o trabalho já realizado e aproximar ainda mais a nossa instituição da comunidade acadêmica”, destacou o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

O espaço de 400 metros quadrados funcionará nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“É um momento histórico para a Universidade Federal do Piauí, destacando a importância da colaboração entre a universidade, o Sebrae, o setor público e o setor privado. O objetivo é fortalecer a qualificação de recursos humanos, promover a inovação, o empreendedorismo, a gestão de negócios e o desenvolvimento econômico sustentável”, declarou a reitora da Universidade Federal do Piauí, Nadir Nogueira.

Para o superintendente da Fadex, Antônio Vinicius Ferreira, esse espaço aliará pesquisa, empreendedorismo e inovação. “O objetivo é fortalecer a relação com a academia, impulsionar a pesquisa e conectar professores e pesquisadores com o empresariado para resolver desafios do mercado e promover o desenvolvimento. Estamos muito felizes em concretizar esse projeto”, ressaltou.

A gestão do ambiente será realizada de forma compartilhada entre Sebrae e Fadex.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi