Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PI 21/07/22 às 17:23 Atualização 21/07/22 às 17:29
Compartilhe

Sebrae realiza evento para simplificar ambiente de negócios e inserir MPE nas compras públicas

Por Antônia Pessoa
ASN PI 21/07/22 às 17:23 Atualização 21/07/22 às 17:29
Compartilhe

Os eventos Brasil Mais Simples e Fomenta, que são referência nacional em desburocratização e compras públicas, deram origem ao Transformar Juntos, iniciativa do Sebrae que acontecerá de 26 a 28 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), tendo como tema Um Brasil Mais Simples que Fomenta o Desenvolvimento.

O Sebrae no Piauí levará uma caravana de cerca de 40 pessoas para o evento, incluindo prefeitos; secretários de Administração, Finanças, Desenvolvimento Econômico e Governo; gestores públicos ligados a setores de licitações; empresários com potencial para fornecer para os governos, representantes do Tribunal de Contas do Estado e Corpo de Bombeiros; e analistas e consultores da instituição.

“O Transformar juntos promete ser uma experiência bastante enriquecedora para os participantes, reunindo em um só ambiente informação, conhecimento, boas práticas e networking. Do Piauí, teremos representantes de pelo menos 20 municípios, além de parceiros estratégicos e da iniciativa privada. A ideia é sensibilizar esses atores para implantação de políticas de simplificação, desburocratização, acesso ao mercado de compras públicas e fomento ao empreendedorismo, criando condições para a modernização e otimização do ambiente de negócios e para a participação dos MEI, das micro e pequenas empresas e dos agricultores familiares nas compras governamentais”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Entre os municípios do Piauí que estarão representados no evento estão: Amarante, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Maior, Canto do Buriti, Cristino Castro, Demerval Lobão, Esperantina, Floriano, Guadalupe, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, São João do Arraial, São João do Piauí, São José do Divino, São Miguel do Tapuio e União.

De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o Transformar Juntos é muito oportuno, pois reúne duas vertentes que podem impulsionar fortemente os pequenos negócios. “As compras públicas movimentam mais de R$ 500 bilhões ao ano. Se temos um empreendedor que pode oferecer um serviço ou produto para o governo, temos que estimulá-lo e mostrar o caminho. Assim como as políticas de simplificação que podem impactar na vida do empreendedor e de toda a economia do país”, observa.

PROGRAMAÇÃO

O Transformar Juntos agrega a 10ª edição do Brasil Mais Simples, onde estarão presentes os principais atores de governo dos âmbitos municipal, estadual e federal, parceiros estratégicos e gestores do Sebrae para o diálogo e a troca de experiências que devem resultar em estratégias para a modernização do ambiente de negócios. Também faz parte do evento a 9ª edição do Fomenta, que é voltado para a inserção das micro e pequenas empresas no vasto mundo das compras governamentais.

Entre os temas que serão abordados nos painéis e palestras, com especialistas de renome nacional, estão a modernização do sistema de compras públicas do governo federal, o compras.gov.br, incluindo um aplicativo que colocou o mercado da compra pública na palma da mão dos empresários; legislações e normas que preveem a participação das MPE nas compras públicas, incluindo a nova lei de licitações; atuação dos órgãos de controle; medidas de simplificação da legalização de empresas urbanas e rurais; transformação digital dos serviços e processos da administração pública; tecnologias e inovações; e boas práticas de compras governamentais.

“O evento terá ainda uma Arena de Oportunidades, que possibilitará a aproximação entre fornecedores e compradores de órgãos públicos, sendo uma chance para os empresários do Piauí conhecerem melhor esse universo e as oportunidades de negócios existentes no âmbito das compras públicas”, destaca o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

Para a realização do Transformar Juntos, o Sebrae conta com o apoio do Ministério da Economia, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas