Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PI 09/06/22 às 15:51 Atualização 09/06/22 às 16:02
Compartilhe

Sebrae no Piauí divulga vencedores da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor

Por Misael Martins
ASN PI 09/06/22 às 15:51 Atualização 09/06/22 às 16:02
Compartilhe

Oito prefeitos piauienses vão concorrer na final nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A premiação, que está em sua 11ª edição, reconhece gestores municipais que promovem o desenvolvimento econômico e social de cidades brasileiras por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. O anúncio dos vencedores da etapa estadual aconteceu na manhã de hoje (09), na sede do Sebrae em Teresina.

Cinquenta e um prefeitos concorreram nas categorias Marketing Territorial e Setores Econômicos; Compras Governamentais; Sala do Empreendedor; Empreendedorismo na Escola; Cidade Empreendedora / Região Nordeste; Governança Regional e Liderança Intermunicipal; Inovação e Sustentabilidade; e Desburocratização.

O prefeito de Amarante, Diego Lamartine Soares Teixeira, foi vencedor da categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos, com o projeto Amarante: resgate histórico-cultural pela requalificação. Entre os focos desse projeto estão inserir o município na rota do turismo estadual e nacional; resgatar a cultura e história local; fortalecer e ampliar a economia local; impulsionar visitações turísticas; e transformar Amarante um roteiro turístico.

Na categoria Compras Governamentais, o prefeito de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho, foi vitorioso com o projeto Regeneração + Sustentabilidade Econômica no Campo e na Cidade. O objetivo é promover o protagonismo dos pequenos negócios urbanos e das comunidades rurais produtoras, gerando oportunidades nos certames das aquisições públicas, participação em feiras de negócios e outros eventos de fomento ao empreendedorismo.

O projeto Caravana Tô Legal Oeiras, do prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes, foi vencedor na categoria Sala do Empreendedor. O objetivo é fomentar a economia local através da formalização de empreendedores informais por meio do projeto.

Na categoria Empreendedorismo na Escola, a prefeita Carmelita de Castro Silva, foi vencedora com o projeto Viveiro Escola, cujo propósito é arborizar vias públicas e áreas degradadas do município de São Raimundo Nonato com plantas nativas da caatinga produzidas através de viveiro de mudas gerenciado pela comunidade escolar da rede pública municipal.

O projeto Fronteiras Tem Empreendedorismo e Inclusão Social, do prefeito Eudes Agripino Ribeiro, foi vencedor na categoria Cidade Empreendedora – Região Nordeste, cujo foco é aquecer a economia local por meio das ações voltadas para o empreendedorismo nas diversas esferas da gestão municipal.

Em Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, o prefeito de São Francisco de Assis do Piauí, Josimar João de Oliveira, foi vencedor com o projeto Feira Livre – Fomentando o Empreendedorismo Local. O objetivo é apresentar e divulgar as potencialidades do artesanato e da agricultura visando a comercialização de produtos sem agrotóxicos.

O projeto Agrojovem, desenvolvido pelo prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorim, foi vencedor na categoria Inovação e Sustentabilidade para promover o desenvolvimento rural de forma sustentável, integrando campo e cidade, e despertando o espírito empreendedor, garantindo qualificação nos processos produtivos e de comercialização.

Na categoria Desburocratização, o prefeito de Água Branca, José Ribeiro da Cruz Junior, foi vencedor com o projeto Água Branca Cada Vez Mais Digital, Desburocratiza Aqui! O objetivo é simplificar o acesso dos pequenos negócios e sua regularização, otimizando os processos de atendimento às micro e pequenas empresas.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, destacou os esforços dos prefeitos em prol dos pequenos negócios. “É um momento de muita felicidade. Os prefeitos se engajaram nessa premiação do Sebrae e reafirmamos nosso compromisso em cada vez mais apoiar os projetos que contribuam para o avanço dos pequenos negócios”, destacou Freitas Neto.

De acordo com o superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, a premiação mostra como o empreendedorismo é importante para o desenvolvimento municipal. “Nesta edição, tivemos 51 prefeitos finalistas, dos quais oito foram premiados na fase estadual, em cada uma das categorias do prêmio. Esses projetos têm como foco os pequenos negócios que são os protagonistas do desenvolvimento econômico do país. Estamos bastante otimistas com o resultado da etapa nacional. O nosso objetivo é contribuir para a disseminação e implantação de projetos inovadores e de resultados concretos”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Para a senadora Eliane Nogueira essa solenidade é um reconhecimento e incentivo para os prefeitos. “Estou muito feliz por estar em um evento tão grandioso. Aqui vamos reconhecer projetos que podem contribuir para o desenvolvimento do Estado”, declara a senadora.

O prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues, representando a Associação Piauiense dos Municípios (APPM), salientou a importância das ações das prefeituras para os municípios. “Essa premiação mostra a importância de ações e projetos que os prefeitos podem desenvolver em prol das cidades e que com empenho e dedicação há transformação positiva nas cidades”, declarou.

Para o secretário estadual de desenvolvimento econômico, Igor Neri, é essencial pensar no desenvolvimento e nos pequenos negócios. “As micro e pequenas empresas são essenciais para o crescimento econômico das cidades. Além disso, esses projetos destacam a importância do empreendedorismo para o município”, afirmou o secretário.

O Prêmio Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Economia; Confederação Nacional de Municípios (CNM); Frente Nacional de Prefeitos (FNP); Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas; Associação Brasileira de Municípios (ABM); Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Instituto Rui Barbosa; Centro de Liderança Pública (CLP); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Observatório Social do Brasil (OBS); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad); Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); e Fórum Permanente das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas