Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PI 29/06/22 às 15:00 Atualização 29/06/22 às 15:29
Compartilhe

Sebrae anuncia vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em nível nacional

Por Graça Batista
ASN PI 29/06/22 às 15:00 Atualização 29/06/22 às 15:29
Compartilhe

A premiação da etapa nacional da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) aconteceu na noite de ontem (28), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O evento foi marcado por emoção com destaque para o empreendedorismo e para o espírito público no processo de desenvolvimento do país. A cerimônia reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades para reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local.

O Piauí contou com representantes dos municípios de Amarante, concorrendo na categoria Marketing Territorial; Regeneração, concorrendo com ações na categoria de Compras Governamentais; Oeiras concorrendo na categoria de Sala do Empreendedor; São Raimundo Nonato competindo na categoria Empreendedorismo na Escola; Fronteiras focado na categoria Cidade Empreendedora; São Francisco de Assis concorrendo com ações da categoria Governança Regional; São João do Piauí disputando a categoria Inovação e Sustentabilidade; além de Água Branca competindo na categoria Desburocratização.

A premiação comemora os 20 anos de realizações do prêmio, que, desde 2001, reconhece os gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, fez questão de enfatizar que “essa iniciativa do Sebrae Nacional é, sem dúvida nenhuma, bastante salutar porque leva a temática relevante do empreendedorismo aos administradores municipais demonstrando a importância de empreender e de valorizar o pequeno negócio”. Freitas Neto acrescentou que a participação dos piauienses foi exitosa pois os 8 municípios que estavam na disputa concorreram de igual para igual com os demais representantes de todo o país.

“A XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições em todo o país com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos. Ao todo, 182 prefeitos de todas as 27 unidades da federação foram selecionados para a etapa nacional do Prêmio, com 199 projetos inscritos que venceram as etapas estaduais” destacou Helder Freitas, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Piauí. Na oportunidade, o gerente elogiou ainda a participação dos municípios piauienses e agradeceu o empenho dos agentes de desenvolvimento.

Antes mesmo de revelar os vencedores, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, elogiou o comprometimento dos prefeitos com o crescimento socioeconômico e resgatou a importância da iniciativa: “Esta é uma edição histórica: marca os 20 anos do PSPE e a os 50 anos do Sebrae. Com esse prêmio, o Sebrae incentiva a inclusão do empreendedorismo na agenda municipal, numa parceria que utiliza os pequenos negócios como ferramenta de desenvolvimento local. Sabemos que o desenvolvimento nasce e cresce nos municípios”. Ao mencionar a trajetória do Sebrae para a transformação na gestão pública, Melles agradeceu a participação e o esforço de todos os congressistas em prol das MPE.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, representou o Governo Federal no evento e destacou que “o futuro do Brasil passa pelo empreendedorismo e aqui ele é semeado. Temos confiança nesse país, que tem tudo para avançar”, declarou o ministro.

Os grandes vencedores da noite foram: na categoria Compras Governamentais o prefeito Érico Stevan Gonçalves, de Guarantã do Norte (MT); em Inovação e Sustentabilidade, o vencedor foi o prefeito Herberlh Mota, de Baturité (CE). Já na categoria Desburocratização ganhou o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS). Em Marketing Territorial e Setores Econômicos se consagrou o prefeito Rômulo Rippa, do município paulista (SP). Como Empreendedorismo na Escola, a vencedora foi a prefeita Linielda Nunes Cunha, de Matinha (MA). Na categoria Sala do Empreendedor, o prefeito José Carlos de Souza Rêgo, de Queimadas (PB) foi o vencedor.

Como vencedor da categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, levou a melhor o prefeito Marcelo Palhares, de Jacarezinho (PR). Por fim, na categoria Cidade Empreendedora da Região Centro-Oeste foi escolhido o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS). Na Região Nordeste, o vencedor foi o prefeito Renato Rezende Rocha Filho, de Pilar (AL). Na Região Norte, o ganhador foi o prefeito José Renato Ogawa Rodrigues de Barcarena (PA). Na Região Sudeste logrou êxito o prefeito de Niteró, Axel Schmidt Grael. Na Região Sul, o prefeito de Rio do Sul (SC), José Eduardo Rothbarth Thomé foi o campeão.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/

 

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas