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Representantes de prefeituras piauienses participam de reunião estratégica no Transformar Juntos

Automação de consulta prévia foi tema do encontro realizado em Brasília
Por Antônia Pessoa
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Para agilizar a abertura de empresas nos municípios do Piauí, o Sebrae contratou uma consultoria especializada em automação da consulta prévia.

O trabalho gratuito será realizado, nessa fase piloto, em 20 municípios de médio e grande porte do Piauí, que foram selecionados levando em consideração o volume de abertura de empresas.

O tema foi discutido em reunião em Brasília, que contou com a participação do diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho; da presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, Alzenir Porto; de representantes das prefeituras de Campo Maior, Esperantina, União, Guadalupe, Cajueiro da Praia, São João do Piauí e Floriano; e de analistas e consultores do Sebrae.

“Em nome do Sebrae agradeço a presença de todos. Temos o dever e a obrigação, como instituição de apoio ao empreendedor, de traçar estratégias para simplificar o ambiente de negócios, tornando-o mais moderno e célere. E com essa automação da consulta de viabilidade, além de reduzir o tempo para abertura de empresas, damos mais um passo para fazer a transformação que o Piauí precisa”, pontuou o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

Em Picos, Pedro II, Água Branca e São João do Piauí, o trabalho já está em estágio avançado e deve facilitar a vida de quem quer empreender.

“Nós aderimos a essa iniciativa do Sebrae, com foco em facilitar a abertura de empresas. É um trabalho que não tem custos para o município. Fizemos um levantamento das atividades de baixo risco, levando em consideração as particularidades de São João, e já encaminhamos para o Sebrae. Agora estamos nos preparando para os próximos passos”, relatou a secretária de Administração de São João do Piauí, Lara Paloma.

Entre as vantagens da automação da consulta prévia estão a informatização e otimização de processos, integração de procedimentos, celeridade de formalizações, entrada única de dados e documentos e a não duplicidade de exigências.

“Precisamos voltar a figurar entre os primeiros colocados no ranking do tempo de abertura de empresas. Estávamos em primeiro lugar e caímos para o 23º colocado. Essa automação vai agilizar uma importante etapa e deve contribuir para que voltemos a ser um dos Estados mais ágeis do país, trabalho que vai beneficiar os municípios e melhorar o ambiente de negócios, fomentando a abertura de novas empresas em menor espaço de tempo”, comentou a presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, Alzenir Porto.

A secretária de Finanças de Floriano, Jô Rodrigues, disse que esse trabalho do Sebrae vai contribuir para fomentar o crescimento das cidades. “A credibilidade do Sebrae e da Jucepi nos dá a segurança de que esse é o melhor caminho a ser seguido. Cabe a nós fazer isso acontecer. Me sinto muito honrada de Floriano estar entre os 20 municípios que serão beneficiados com essa iniciativa. Vamos juntos aproveitar essa oportunidade”, falou entusiasmada Jô Rodrigues.

Para saber mais sobre as ações do Sebrae no Piauí focadas em simplificação e desburocratização, os interessados devem procurar a Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, localizada na Av. Campos Sales, 1046 – Centro – Teresina/PI; ou nas Unidades Regionais da instituição em Floriano, Picos, Bom Jesus e Parnaíba.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
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