Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PI 27/07/22 às 11:26 Atualização 27/07/22 às 11:40
Compartilhe

Caravana do Piauí marca presença no Transformar Juntos, em Brasília

Por Antônia Pessoa
ASN PI 27/07/22 às 11:26 Atualização 27/07/22 às 11:40
Compartilhe

Acontece até amanhã (28), em Brasília, o Transformar Juntos, iniciativa do Sebrae que agrega a 10ª edição do Brasil Mais Simples, que trata de estratégias para a modernização do ambiente de negócios no país; e a 9ª edição do Fomenta, que é voltado para a inserção das micro e pequenas empresas no vasto mundo das compras governamentais.

O Sebrae no Piauí marca presença no evento com uma caravana de cerca de 40 pessoas, entre gestores públicos, empresários com potencial para fornecer para os governos, representantes de órgãos estratégicos e analistas e consultores da instituição. Entre os representantes de órgãos estão o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho; a presidente da Junta Comercial do Piauí e da Federação Nacional das Juntas Comerciais, Alzenir Porto; o secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Marçal; o secretário de Meio Ambiente de Teresina, Luís André; os auditores do Tribunal de Contas do Estado, Gilson Araújo e Elbert Alvarenga; e o coronel do Corpo de Bombeiros, José Veloso.

O diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho

“O Transformar Juntos é uma excelente oportunidade para que os atores do desenvolvimento possam obter informação e conhecimento necessários para a melhoria do ambiente de negócios no Piauí. Estamos aqui com representantes de prefeituras, de parceiros estratégicos, de órgãos públicos e da iniciativa privada. Com certeza, teremos muito o que replicar no Piauí, a partir desse grandioso evento que, durante três dias, tratará de políticas de simplificação, desburocratização, acesso ao mercado de compras públicas e fomento ao empreendedorismo”, destaca o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

O secretário de Meio Ambiente de Teresina, Luís André; o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas; e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Marçal

Os municípios do Piauí representados no evento são: Amarante, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Maior, Canto do Buriti, Cristino Castro, Demerval Lobão, Esperantina, Floriano, Guadalupe, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Picos, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, São João do Arraial, São João do Piauí, São José do Divino, São Miguel do Tapuio e União.

“Estamos muito felizes em receber neste evento pessoas de todos os Estados do Brasil. Isso é uma demonstração de envolvimento, comprometimento e confiança no trabalho do Sebrae. Aqui estamos reunidos para ajudar o Brasil a se desenvolver, por meio da melhoria do ambiente de negócios e do aumento da participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas”, disse o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, na abertura do evento, que contou com as presenças do ministro de Estado da Educação, Vitor Godoy; da presidente da Caixa, Daniella Marques; do secretário de Gestão do Ministério da Economia, Caio de Vasconcelos , que na ocasião representava o ministro Paulo Guedes; dos diretores do Sebrae Nacional, Bruno Quick e Eduardo Diogo; entre outras autoridades.

A presidente da Caixa, Daniella Marques, pontuou que a Caixa pretende ser o banco do empreendedor. “Estamos aqui ampliando cada vez mais a nossa parceria com o Sebrae. Queremos focar em educação financeira, crédito e capacitação. Vamos juntos construir um país mais justo, reduzindo a desigualdade e transformando a vida do cidadão, que terá mais dignidade e independência para realizar seus sonhos”, declarou.

De acordo com secretário de Gestão do Ministério da Economia, Caio de Vasconcelos, a participação dos pequenos negócios nas compras públicas é uma realidade. “Em 2021, 70% dos contratos de bens e serviços do governo foram firmados com micro e pequenas empresas. E a forma de acesso a esse mercado é por meio do compras.gov.br. A parceria do Ministério da Economia com o Sebrae com certeza faz muita diferença nesse cenário”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

O evento conta com uma vasta programação de painéis e palestras, com especialistas de renome nacional. Entre os temas que permeiam a programação estão: modernização do sistema de compras públicas do governo federal, o compras.gov.br, incluindo um aplicativo que colocou o mercado da compra pública na palma da mão dos empresários; legislações e normas que preveem a participação das MPE nas compras públicas, com destaque para a nova lei de licitações; atuação dos órgãos de controle; medidas de simplificação da legalização de empresas urbanas e rurais; transformação digital dos serviços e processos da administração pública; tecnologias e inovações; e boas práticas de compras governamentais.

Para possibilitar a aproximação entre fornecedores e compradores de órgãos públicos, o evento conta ainda com uma Arena de Oportunidades, onde estão presentes Sebrae, Banco do Brasil, Petrobras, Correios, Serpro, Forças Armadas (Exército e Aeronáutica), Embrapa, DNIT, Conab, Ministérios da Saúde, Economia, Justiça e da Ciência, Tecnologia e Inovações; Fiocruz, Secretaria de Governo da Presidência da República, FNDE e Caixa.

O Transformar Juntos é uma iniciativa do Sebrae, com o apoio do Ministério da Economia, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas