Empreendedores do campo, que buscam inovação e desenvolvimento sustentável, contam com o programa Agentes Locais de Inovação – ALI Rural, executado pelo Sebrae. A instituição realizará uma série de atividades junto a associação Aveverde, localizada na zona rural de Teresina, visando a implementação de um Sistema Agroflorestal (SAF).
O SAF tem uma abordagem multidisciplinar de uso da terra, combinando fatores ecológicos, sociais e econômicos. A técnica alia o plantio de árvores com espécies agrícolas e/ou animais. O objetivo é maximizar as interações positivas entre as plantas no sistema, aumentando assim a produtividade e a conservação dos recursos naturais.
De acordo com o analista do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda, primeiramente, será realizado um curso focado nos fundamentos básicos do SAF. Em seguida, os produtores aplicarão o aprendizado na prática, com o plantio no campo agrícola da associação.
“Os produtores receberão consultorias com especialistas em horticultura. Este acompanhamento será crucial para o sucesso da produção, abordando a condução correta dos cultivos, como técnicas de podas, controle orgânico de pragas e doenças, e a otimização de adubações orgânicas”, comentou o analista.
O Sebrae também apoiará os produtores na elaboração de planilhas de acompanhamento gerencial. “Estamos reforçando o compromisso do Sebrae em promover a inovação rural e garantir que os pequenos produtores transformem seus empreendimentos em negócios cada vez mais produtivos, sustentáveis e lucrativos”, acrescenta o analista.
A ideia de implementar o SAF na Aveverde surgiu após uma visita técnica ao Quintal do Seu Milú, propriedade rural localizada no município de Pedro II, que já utiliza o sistema. A visita, organizada no âmbito do ALI Rural, proporcionou aos produtores de Teresina a oportunidade de vivenciar na prática o manejo do sistema.

No Quintal do Seu Milú, os visitantes puderam observar de perto como o arranjo inteligente de espécies, como banana, mandioca, mamão e diversas árvores nativas e frutíferas resulta em alta produtividade e sustentabilidade.
“Conheci o sistema e achei interessante e diferente. Percebi que há uma produção diversificada na propriedade. Temos o plano de criar uma agrofloresta semelhante, mas com os produtos que já trabalhamos e cultivamos, visando a competitividade no mercado. A visita foi esclarecedora e inspiradora. Agradeço ao Sebrae pelo apoio e por ter proporcionado esse momento de conhecimento”, comenta a produtora Maria José Ribeiro.
Mais informações sobre o ALI Rural podem ser obtidas na Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que também funciona como WhatsApp; nas Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano; e nas Agências de Atendimento de São Raimundo Nonato e Corrente.
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi
