Começa hoje (1º) e segue até domingo (05), em Joaquim Pires, a Expofeira de Caprinos e Ovinos. O evento tem como principal objetivo fomentar e divulgar a produção de caprinos e ovinos da região, incentivando a comercialização de animais e o fortalecimento da atividade local.
Durante o evento, serão destacadas as ações e resultados do Projeto Agronordeste – Regional de Parnaíba, executado pelo Sebrae no Piauí, junto os produtores da região. Por meio desse projeto são realizados cursos, palestras, oficinas, consultorias e eventos que tem como focos estratégicos aumentar a lucratividade dos produtores, expandir a venda de carne de caprinos e ovinos, criar novas oportunidades de negócios e promover a qualificação profissional.
O município tem contado com o apoio contínuo do Sebrae nos últimos quatro anos, com ações que vão além do Agronordeste. Joaquim Pires atualmente faz parte do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial da instituição. Recentemente, os produtores receberam a consultoria do Selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal.
De acordo com a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro, essas atividades são de extrema importância para o desenvolvimento local, beneficiando diretamente os produtores e impulsionando a economia da região. “Destacamos que houve um incremento significativo na comercialização de carne de caprino e ovino para a merenda escolar, totalizando mais de quatro mil quilos por mês, em média”, afirma.
OUTRAS AÇOES NA REGIÃO DO LITORAL
Na última semana, aconteceu a 19ª Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia. O evento teve como foco fortalecer as cadeias produtivas do agronegócio no litoral piauiense, em especial a pecuária leiteira e a produção de queijos artesanais, segmento no qual o Sebrae atua de forma direta por meio do Projeto Agronordeste – Regional Parnaíba.
Entre as ações realizadas em Luís Correia estão consultorias e assistência técnica, tanto para a melhoria da gestão das propriedades quanto dos processos de fabricação de derivados do leite.
A atuação do Sebrae junto aos produtores vem demonstrando resultados expressivos, que vão além do aumento de produção e redução de custos. No que diz respeito à qualidade dos queijos artesanais da região, um exemplo marcante foi o reconhecimento de produtos de laticínios de Luís Correia no Encontro Nordestino do Leite (Enel), realizado este ano em Quixadá (CE), e em 2024 em São Luís (MA).
Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi