ASN PI Atualização
Compartilhe

Cerca de cinco mil MEIs do Piauí foram excluídos do Simples Nacional por inadimplência

Saiba como solicitar o reenquadramento nesse sistema de tributação. Prazo encerra em 31 de janeiro
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

Os Microempreendedores Individuais (MEI) que foram excluídos do Simples Nacional por dívidas com o fisco têm até o dia 31 de janeiro de 2024 para se regularizarem e voltarem a usufruir dos benefícios dessa figura legal.

Segundo dados da Receita Federal, em todo o país são mais de 400 mil empresas com débitos, que somam aproximadamente R$ 2,5 bilhões. No Piauí, os MEI inadimplentes são quase cinco mil.

“Esta é uma nova chance de reenquadramento dos MEI para garantir as vantagens dessa figura legal, criada para desburocratizar e facilitar a formalização de empreendedores que trabalham por conta própria, incentivando esses empreendedores em suas jornadas e tornando o mercado mais dinâmico e acessível. No Piauí, quase cinco mil MEIs foram excluídos do Simples, representando cerca de 5% do total de empreendedores registrados nessa categoria jurídica”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

Para auxiliar os empreendedores a recuperar o registro de MEI, o Sebrae, em parceria com o Governo Federal, elaborou um guia com o passo a passo detalhado de como solicitar o reenquadramento.

O primeiro passo é acessar o portal do Simples Nacional (https://www8.receita.fazenda.gov.br) para constatar se houve ou não a exclusão e saber mais sobre as formas de pagamento e parcelamento da dívida existente. Feita a negociação e paga a primeira parcela, o MEI já pode solicitar a reativação do cadastro e voltar a usufruir das vantagens dessa categoria jurídica.

O passo a passo e o manual completo estão disponíveis no endereço eletrônico https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/sebraeaz/como-voltar-a-ser-mei-apos-a-exclusao-do-simples-nacional,042cf116f19fc810VgnVCM1000001b00320aRCRD.

POR QUE VOLTAR A SER MEI?

Entre os benefícios de ser um Microempreendedor Individual (MEI), enquadrado no regime tributário do Simples Nacional estão: simplicidade na formalização, carga tributária reduzida, acesso facilitado a serviços bancários e linhas de crédito, direito à aposentadoria e outros benefícios previdenciários, simplificação de processos burocráticos e muitas outras vantagens.

-

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/