O Dia das Crianças é uma data comemorativa em que, tradicionalmente, adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os pequenos. Mas a tradição de só receber presentes é quebrada por muitas crianças empreendedoras, que com criatividade, transformam pequenas ideias em negócios lucrativos, que movimentam o comércio nesse dia tão especial.
Entre essas crianças estão Maria Clara Dalcin e as irmãs Letícia, Ana e Bruna Moura Fé que, com a ajuda de seus pais, transformaram seus sonhos de criança em negócios que hoje estão estabelecidos no mercado e são referência em suas cidades.
E para preparar cada vez mais essas crianças para empreender o Sebrae desenvolve o Programa Nacional de Educação Empreendedora, na perspectiva não só de formar futuros empresários, mas também de promover consciência em torno dessa temática, como comportamento voltado para projetos de vida. A ideia é que as crianças e jovens se tornem peças importantes para a transformação de sua realidade e de suas comunidades.
“Estimular o empreendedorismo entre crianças e jovens é muito importante para o nosso país. A educação transforma e o empreendedorismo gera oportunidades. E essas duas coisas aliadas mudam realidades. Quanto mais cedo esse público desenvolver habilidades e qualidades valorizadas no mercado de trabalho, mais preparado estará para enfrentar os desafios da fase adulta, pensando fora da caixa e tomando as rédeas de sua própria vida e carreira. Com uma geração empreendedora, surgirão ideias e soluções inovadoras, beneficiando a sociedade como um todo e promovendo o progresso econômico”, declara o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
CONHEÇA OS NEGÓCIOS DE SUCESSO
Em agosto de 2020, Maria Clara Dalcin, na época com nove anos, resolveu empreender, vendendo looks femininos pelo Instagram, inspirada em outras crianças que já atuavam nas redes sociais. Ela mesma tirava as fotos e com a ajuda da mãe, Ynara Lima, fazia as postagens.
No começo as vendas eram somente online, mas em dezembro de 2021 foi inaugurada a loja física Maria Clara Dalcin, em Bom Jesus, no extremo sul do Piauí. A empresa – fruto do sonho de uma criança alinhado ao investimento da mãe e da tia Letícia Dalcin, que estão à frente do negócio – trabalha com a comercialização de roupas para meninas até 18 anos.
Ynara que, juntamente com o pai de Maria Clara precisou ser convencida de que a carreira empreendedora não atrapalharia os estudos da menina, espera que a marca da filha cresça dia após dia e tenha cada vez mais aceitação e visibilidade no mercado. Já Maria Clara destaca, que não espera somente o crescimento da marca, mas o seu próprio crescimento profissional.
As irmãs Letícia, Ana e Bruna Moura Fé resolveram empreender aos 16, 10 e 19 anos respectivamente, ainda na época da escola, e criaram a marca Brownie BruLê, referência no ramo de doces em Teresina, e cujo nome é uma junção de Bruna + Letícia.
“Nossos pais sempre nos mostraram de onde vinha o dinheiro e que, se quiséssemos algo além do básico, teríamos que economizar. Em 2012, surgiu uma viagem de família e o destino era uma tentação para as compras. Meu pai pagou as passagens, hospedagem e outras despesas. Para as compras, ele deu uma quantia para cada uma das filhas, afinal éramos três mulheres e mais a mamãe para ele patrocinar. Foi aí que resolvi vender algo para conseguir mais dinheiro para as compras e convidei minhas duas irmãs para embarcar comigo nessa jornada, que deu origem a Brownie BruLê”, conta Letícia aos risos.
A marca familiar está em crescimento e se tornando cada vez mais profissional. A mãe das meninas, hoje é contratada da empresa. Nas épocas de maior demanda, há trabalho temporário também para tias e primas. As vendas, por enquanto, são somente online, mas a loja física está no plano das irmãs, que esperam – Letícia (28 anos), Ana (21 anos) e Bruna (31 anos) – adoçar a vida de mais e mais pessoas.
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Com o objetivo de tornar as discussões em torno do empreendedorismo mais amplas e acessíveis nas escolas e nas instituições de ensino brasileiras, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae leva conteúdos e metodologias relacionados ao tema para os currículos dos diferentes níveis de educação, desde o ensino básico até o superior.
O programa é implantado por meio de parcerias com as instituições de ensino e as secretarias de educação, para que as escolas recebam gratuitamente o material de aprendizagem. Os professores adquirem, então, capacitação em empreendedorismo e são responsáveis por disseminar a metodologia nas salas de aula.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/