ASN PI Atualização
Compartilhe

Estudo revela que 3 em cada 10 pequenos negócios do Piauí recorreram a algum tipo de empréstimo nos últimos seis meses

Cartão de crédito está entre as formas mais utilizadas para financiamento
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

Diante da dificuldade de obter crédito junto às instituições financeiras, os pequenos negócios estão recorrendo cada vez mais ao cartão de crédito para conseguir financiamento. É o que mostra a 10ª edição da pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, realizada pelo Sebrae.

O levantamento revela que 31% dos pequenos negócios do Piauí buscaram financiamento nos últimos seis meses, porcentagem bastante superior à média nacional, que foi de apenas 16%. Dos que solicitaram empréstimos junto às instituições financeiras, 54% tiveram o pedido negado.

Outro dado que consta no estudo é quanto às formas de financiamento utilizadas. O cartão de crédito foi a modalidade citada pela maioria dos entrevistados (40%). Em segundo lugar, com 20%, ficou pagamento de fornecedores a prazo, seguido, com a mesma porcentagem (7%), de cheque especial, dinheiros de amigos e parentes e empréstimo em bancos privados, chegando a empréstimo em bancos oficiais (4%).

“Por esse estudo, vemos que o acesso ao crédito junto às instituições financeiras ainda é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos pequenos negócios, que muitas vezes precisam recorrer a formas de financiamento com juros elevados, como é o caso dos cartões de crédito. As altas taxas podem afetar a saúde financeira da empresa, comprometendo a competitividade e a sustentabilidade no mercado. O Sebrae está atento a esse cenário, atuando sempre em busca de alternativas para facilitar o dia a dia desses empreendimentos tão importantes para a economia do país e do Piauí”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

Entre as maiores dificuldades apontadas por quem tentou obter crédito junto às instituições financeiras estão taxa de juros alto (25%), falta de garantias reais (17%), falta de documentação contábil exigida (13%), falta de avalistas/fiadores (12%) e falta de documentação fiscal exigida (11%).

O levantamento traz ainda dados sobre a finalidade do empréstimo. A maioria dos pequenos negócios do Piauí (36%) buscou financiamento para capital de giro ou para compra de mercadorias para revenda. A reforma/ampliação do negócio foi citada como finalidade por 31% dos entrevistados e a compra de máquinas e equipamentos por 27%.

Para facilitar o acesso ao crédito, os entrevistados citaram, entre outras alternativas, a redução de juros (53%), redução da burocracia (24%) e redução das taxas e impostos (17%).

A pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil 2023” coletou, em todo o país, 6.237 entrevistas por telefone no período de 01 a 30 de junho de 2023. No Piauí foram 223 entrevistados, entre Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de micro e pequenas empresas dos setores de Comércio, Serviços e Indústria.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/