O Sebrae no Piauí e a empresa Neo Ventures, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) no âmbito do Programa InovaUFPI, estão fomentando a aceleração de projetos científicos inovadores.
O objetivo é incentivar o surgimento de startups, no âmbito do Programa InovaUFPI, e inserí-las no mercado de forma competitiva e sustentável. A iniciativa, que teve início ontem (10) e seguirá até o final do mês de junho, conta com capacitações e mentorias para professores e alunos da instituição.
“Esta iniciativa é uma forma de atrair investidores para o Piauí, que optam por buscar negócios em fase inicial e que possam ser escalados em nível global. Participam da aceleração nove projetos já validados no ambiente de pesquisa científica da universidade. Por meio das capacitações de mercado e metodologia de aceleração de startups, o projeto inovador tem maior possibilidade de avançar de forma consistente”, destaca o analista do Sebrae no Piauí, Anderson Soares.
Os projetos são voltados para áreas como moda, medicina, nutrição e engenharia, tendo como foco gerar oportunidades de renda com os produtos apresentados, além de conhecimento para a comunidade.
A aceleração dos projetos será feita de forma híbrida (virtual e presencial). Durante oito semanas serão trabalhados os eixos de gestão, validação, produto e marketing.
“Ao final deste processo, temos a expectativa de que estes projetos inovadores tenham amadurecido. Observamos um grande potencial dos professores e alunos. Todos que fazem parte do InovaUFPI estão muito entusiasmados em avançar e gerar resultados”, comenta Thiago Figueiredo, líder de projetos da empresa aceleradora Neo Ventures.
Ainda segundo Figueiredo, de acordo com o grau de maturidade dos projetos científicos são desenvolvidas atividades personalizadas de aceleração. “Também desenvolvemos atividades de gamificação, por meio de dinâmicas de jogos com foco no engajamento e treinamento das equipes, além de mentorias e outras capacitações”, acrescenta.
O encerramento deste ciclo de aceleração está previsto para o dia 28 de junho com a realização de um Demoday, no qual serão apresentados os avanços das equipes para uma banca de avaliadores especialistas no mercado de inovação e com potencial de captação de investidores anjos.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/