ASN PI Atualização
Compartilhe

Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica no padrão nacional será obrigatória para MEI prestador de serviço

Sebrae no Piauí realizará palestra gratuita sobre a temática no dia 04 de abril
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

Na próxima terça-feira (04 de abril), o Sebrae no Piauí realizará a palestra “Se Liga, MEI: Emissão de Nota Fiscal (NFS-e) no Padrão Nacional”. A capacitação, gratuita e online, terá início às 19h00. Os interessados devem se inscrever no link https://bit.ly/NotaFiscalPadraoNacional.

Na palestra, a contadora e consultora do Sebrae no Piauí, Aldenir Lima, vai orientar sobre emissão da NFS-e e esclarecer dúvidas quanto a essa nova obrigatoriedade do MEI prestador de serviços para pessoas jurídicas, ou seja, do MEI que presta serviços para outras empresas.

“A emissão da NFS-e utilizando o sistema nacional era facultativa, mas a partir de abril passa a ser obrigatória, obedecendo à Resolução nº 169/2022 do Comitê Gestor do Simples Nacional. Com a palestra, queremos facilitar a adaptação dos MEI a esse novo padrão de expedição de documentos fiscais, feita em ambiente simplificado e totalmente acessível”, declara o analista do Sebrae no Piauí e gestor do Atendimento Remoto da instituição, Leandro Crateús.

A emissão da NFS-e deve ser feita por meio do aplicativo NFS-e Mobile, disponível para dispositivos móveis. O processo é simples e rápido, feito por meio do preenchimento de apenas três campos: CNPJ do tomador, serviço e valor. Após a emissão da nota por parte do prestador, um serviço de push envia a nota diretamente ao dispositivo móvel do tomador, que pode visualizar todas as NFS-e recebidas. Para assistir um vídeo sobre o passo a passo do aplicativo basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=Z152-eXvOMA.

O projeto de padronização da NFS-e envolve Sebrae, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Serpro, Receita Federal e diversas entidades e associações que representam os municípios e os prestadores de serviços.

ATENDIMENTO

Além da palestra, o Sebrae disponibiliza analistas e consultores da instituição para atendimento presencial e online sobre essa temática. Esses profissionais estão aptos a orientar e esclarecer dúvidas sobre a obrigatoriedade de emissão da NFS-e no padrão nacional. Os interessados na consultoria online, que é um serviço totalmente gratuito, devem acessar o link https://consultoria.sebrae.com.br/.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona para mensagens de WhatsApp e ligações telefônicas gratuitas; e nas Unidades Regionais do Sebrae no Piauí localizadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/