ASN PI Atualização
Compartilhe

Sebrae lança Programa Cidade Empreendedora na próxima segunda-feira (13), em Teresina

Ação estratégica, que chega ao seu segundo ciclo, visa promover o desenvolvimento dos municípios piauienses
Por Antônia Pessoa
ASN PI Atualização
Compartilhe

Na próxima segunda-feira (13), o Sebrae no Piauí lança o Programa Cidade Empreendedora – Ciclo 2. O evento terá início às 10h, no auditório da instituição em Teresina, contando com a presença de prefeitos e demais gestores municipais.

O Programa Cidade Empreendedora é uma ação estratégica do Sebrae que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.

Filemon Paranaguá, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí

“Os resultados do primeiro ciclo do programa são bastante positivos. Os municípios participantes registraram mudanças significativas em diversas áreas. Neste segundo ciclo, queremos capilarizar ainda mais essa ação estratégica, beneficiando cerca de 30 municípios com uma agenda propositiva e focada no avanço dos pequenos negócios e na promoção do desenvolvimento econômico e social”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Filemon Paranaguá.

Felipe Dias, prefeito de Cristino Castro, durante a Feira do Produtor Rural

De acordo com o prefeito de Cristino Castro, Felipe Ferreira Dias, a parceria com o Sebrae tem rendido muitos frutos positivos para o município que governa. “O Programa Cidade Empreendedora vem revolucionando o ambiente de negócios na minha região. Registramos o aumento na procura por atendimento, capacitações e palestras na Sala do Empreendedor, bem como o incremento da participação de pequenos negócios nas compras públicas, como é o caso de produtos da agricultura familiar inseridos na merenda escolar e de artigos de limpeza e confecção adquiridos para outros fins. Fizemos também a 1ª Feira do Produtor Rural, que agregou uma exposição de artesanato e foi um sucesso. Os participantes querem agora a ativação do mercado público e a construção de um espaço de comercialização permanente para os empreendedores no terminal rodoviário. Temos muitos desafios pela frente, mas seguiremos trabalhando para alcançar as metas e atingir os objetivos traçados”, pontua.

Em 2022, o Programa Cidade Empreendedora atendeu 22 municípios piauienses. Este ano, a meta é chegar a pelo menos 30 municípios, com ações que vão desde cursos, consultorias e palestras até eventos e feiras.

Pompílio Evaristo, prefeito de São Miguel do Tapuio, comemorando o sucesso da Feijão Agro Fest

“Iniciamos a nossa parceria com o Sebrae em 2022, aderindo ao Programa Cidade Empreendedora. Participamos de um workshop de planejamento estratégico em que foi construída a Agenda de Desenvolvimento de São Miguel do Tapuio, com os eixos prioritários a serem trabalhados pela gestão municipal. Por meio da Sala do Empreendedor, promovemos várias capacitações, consultorias, feiras e outras ações para acelerar o desenvolvimento socioeconômico do nosso município. Somos muito felizes e gratos por essa parceria com o Sebrae, que tem nos ajudado a avançar, tendo o reconhecimento da população. No dia 13, iremos renovar essa importante parceria, que só traz benefícios para o nosso município”, declara o prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo.

O CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora trabalha os seguintes eixos: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, e Inovação e Sustentabilidade.

“Por meio das ações do programa, conseguimos reunir indicadores que permitem entender as vocações e particularidades de cada território. Assim, é possível fazer uma vinculação eficiente entre problemas e soluções. Ao longo do trabalho, que tem duração mínima de um ano, avaliamos os resultados da nossa intervenção em cada um dos eixos citados, propondo a continuidade ou não do programa naquele município”, pontua o gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Piauí, Helder Freitas.

Durante a solenidade de lançamento, os prefeitos terão a oportunidade de assinar o termo de adesão ao programa, formalizando ou renovando a parceria com o Sebrae no Piauí, no âmbito do Cidade Empreendedora. Maiores informações na Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial da instituição, localizada em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro; ou nas Unidades Regionais do Sebrae em Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/