A startup Ecodrytec – Sabores do Piauí, atendida pelo Sebrae no Estado por meio dos programas Sebrae Like a Boss e Catalisa ICT, foi selecionada pelo Sebrae Nacional para participar, em formato remoto, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP27. O evento acontecerá entre os dias 06 e 18 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito.
“O Sebrae desenvolve um trabalho robusto de fomento à inovação, que contribui para as startups do Estado se destacarem e irem cada vez mais longe. A participação nesse importante evento global mostra o grande potencial da Ecodrytec e o quanto estamos no caminho certo no apoio ao segmento de startups. Importante salientar, que além de termos negócios inovadores, temos também empreendimentos comprometidos com questões primordiais do mundo moderno, como é o caso das mudanças climáticas e da sustentabilidade”, frisa o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
A Ecodrytec desenvolve tecnologia para desidratar alimentos, utilizando energia solar. A startup produz e comercializa ervas, frutas, legumes, carne, frutos do mar e temperos.
“Nossa tecnologia social inovadora e sustentável pode ajudar a combater as perdas e desperdícios de alimentos, gerando produtos de qualidade e duráveis. O mecanismo utilizado torna possível reduzir a emissão de gás carbônico, minimizando os impactos ambientais. Buscamos resolver problemas reais e urgentes”, destaca Alexandre Miranda, da Ecodrytec.
Ainda segundo o empreendedor, a startup participa de eventos dos segmentos de energia solar, agronegócio e gastronomia. “Nosso foco é reforçar a identidade piauiense e colocar o nosso Estado na rota da inovação do Brasil. Nossa participação oportuniza levar uma solução desenvolvida no Nordeste brasileiro para o mundo”, acrescenta Alexandre.
Alexandre ressalta ainda que participar da COP 27 é uma honra. “É algo que nos dá muita alegria. Teremos a oportunidade de mostrar para o mundo as potencialidades do Piauí, principalmente no campo das energias limpas, destacando práticas sustentáveis da agricultura familiar. Nessa jornada contamos com o grande apoio do Sebrae, UFPI, Embrapa e PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas)”, finaliza.
Além do Piauí, participarão da COP 27 startups dos Estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
A COP 27
O principal objetivo da COP 27 é limitar o aquecimento global a no máximo 1,5ºC e colocar em prática uma estratégia para cumprir a meta estabelecida no antigo Acordo de Paris, de 2015. Em comparação aos níveis pré-industriais, o mundo já está 1,2ºC mais quente.
O Acordo de Paris é um compromisso mundial sobre as alterações climáticas e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
Durante a conferência, os países participantes deverão debater os compromissos sobre a mudança climática mundial. Serão discutidos assuntos como adaptação climática, mitigação dos Gases de Efeito Estufa (GEE), impacto climático na questão financeira e colaboração para conter o aquecimento global.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
