Nesta quarta-feira (17), às 8h00, acontecerá na Unidade Regional do Sebrae em Floriano o lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O objetivo do projeto, que conta com a parceria do Sebrae e de outras instituições, é contribuir para impulsionar ações de desenvolvimento e para a melhoria da gestão pública em municípios que apresentam maiores fragilidades em seus indicadores sociais e econômicos.
Os municípios piauienses que serão atendidos pelo PDF são Paes Landim, Pajeú do Piauí, Ribeira do Piauí, São José do Peixe, Canavieira e Floriano, que será o polo das ações desenvolvidas no Estado.
Durante o evento, o Sebrae apresentará as consultorias, oficinas, palestras e cursos voltados para os mais diversos segmentos econômicos, das áreas urbana e rural. “Estamos engajados nesse projeto, que contribuirá para o desenvolvimento regional. Apoiaremos essa iniciativa, ofertando as soluções do Sebrae focadas em gestão, empreendedorismo e melhoria do ambiente de negócios”, comenta a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Floriano, Mary Kalume.
Além do Sebrae, o Banco do Nordeste, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outras entidades vão apresentar, durante o evento, seus respectivos planos de ação para o desenvolvimento dos municípios. A solenidade será marcada pela interação entre prefeituras e instituições e contará ainda com assinatura de protocolos de intenções.
As cidades incluídas no projeto foram selecionadas pela Sudene a partir dos seus indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho que balizaram a construção do ranking IGM/CFA (Índice de Governança Municipal). PIB per capita baixo e população até 20 mil habitantes foram outros fatores levados em consideração para a escolha dos 66 municípios do Nordeste que, nesse primeiro momento, serão atendidos pelo Projeto de Desenvolvimento Federativo na área de atuação da Sudene. Foram selecionadas, por estado, cinco cidades das regiões intermediárias e um município-polo.
A Sudene reuniu instituições para montar uma força-tarefa capaz de oferecer capacitações nas áreas de gestão e elaboração de projetos, apostando na articulação e apoio de ações voltadas ao agronegócio, finanças públicas, conectividade, comercialização e exportação de serviços. Outros apoios podem ser identificados a partir do levantamento contínuo nas gestões municipais que integram o projeto. Ações como ampliação da conectividade no território e apoio a cadeias produtivas estratégicas já foram iniciadas pela Sudene.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi/
